Ponte bate o Bota e assume liderança do RJ-SP
Domingo, 17 Fevereiro de 2002, 18h49 Atualizada: Domingo, 17 Fevereiro de 2002, 19h21
São Paulo - A equipe da Ponte Preta venceu o Botafogo por 2 a 0, na tarde deste domingo, no estádio Moisés Lucarelli em Campinas. O resultado deixa a equipe do técnico Vadão na liderança do Torneio Rio-São Paulo com treze pontos, ao lado do Palmeiras, mas com um maior saldo de gols. Já o Bota fica com onze pontos em seis jogos.
Já no primeiro tempo de jogo, que começou bastante violento, os times deram a senha de qual seria a tônica do jogo: cruzamentos na área. Nas poucas jogadas construídas pelo chão, a Ponte Preta se mostrou mais perigosa que o Botafogo. Logo aos 4 minutos de jogo, Washington driblou Júnior, entrou na área, mas foi cortado por Fabiano. Aos 28, o mesmo Washington invadiu a área e não marcou o gol apenas porque o goleiro Kleber fez uma grande defesa, cedendo escanteio. Aos 35, em jogada confusa na área, Jean e Lucas tentaram a finalização.
Por baixo, o Botafogo assustou com Felipe, que não alcançou a bola no cruzamento de Leonardo Inácio, aos 8, e aos 30, quando, na entrada da área, Alexandre tocou para Dodô, que chutou forte. Aos 40, Leo Inácio cruzou e Dodô chutou para defesa de Ronaldo.
Se a Ponte dava as cartas no jogo rasteiro, nas jogadas aéreas as ações se dividiam: o Botafogo teve chances com Felipe, que aos 10, cabeceou para fora após cruzamento de Leonardo Inácio. Aos 30, Dodô cruzou e Felipe obrigou o goleiro Rogério a fazer uma defesa em cima da linha do gol. Na jogada mais perigosa da Ponte, Ronaldo cabeceou rente à trave aos 43.
Apesar de a primeira boa jogada do segundo tempo ter sido rasteira - aos 3, Washington chutou para fora - a senha da partida foi a mesma do primeiro tempo: a bola alçada na área. Nenhuma surpresa, então, que os dois gols do jogo tenham saído dessa forma. Aos 7, Marquinhos levantou para Washington, no segundo pau, para abrir o placar. Aos 27, Rodrigo Chagas ampliou.
Após tomar o primeiro gol, o Botafogo ficou atônito em campo, vendo a Ponte alçar bolas na área e desperdiçar as chances de aumentar o placar. Em uma dessas jogadas, aos 10, Washington foi deslocado no ar e o árbitro não marcou pênalti. Aos 18, Elivélton levantou na área e Washington subiu de cabeça. Kléber fez uma boa defesa.
Com o placar desfavorável, o técnico do Botafgo, Abel, colocou três atacantes em campo, mas foi neutralizado pela mudança feita pelo treinador da Ponte, Oswaldo Alvarez, que reforçou o meio-campo. E mesmo pensando só em se defender, a Ponte teve a chance de ampliar aos 39, quando Adrianinho driblou Kléber mas chutou para fora. O Botafogo só conseguiu assustar uma única vez: aos 32, Taílson chutou forte dentro da área. Ronaldo espalmou e viu a bola bater no travessão antes de sair.
Com a vitória, a Ponte Preta chega à liderança do Torneio Rio-São Paulo, com 13 pontos e um saldo superior ao Palmeiras, que possui o mesmo número de pontos. O Botafogo, líder e invicto até o início da rodada, permanece com 11 pontos.
Untitled Document
Ponte Preta
2
X
0
Botafogo
Local
Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Horário
16h
Árbitro
Antônio Pereira da Silva (Fifa-GO)
Auxiliares
Flávio Kanitz (GO) e Vanderlei da Silva (GO)
Gols
Washington aos 07' (2ºT) e Rodrigo Chagas aos 27' (2ºT)
Ponte Preta
Ronaldo, Rodrigo Chagas (Roberto), Rodrigo, Ronaldão e Elivélton; Fabinho, Mineiro e Marquinhos; Lucas (Paulo César), Jean Carlos (Adrianinho) e Washington - Técnico: Oswaldo Alvarez.
Botafogo
Kleber, Fabiano, Romeu (Rodrigo Fernandes) e Júnior; Cicinho, Carlos Alberto (Taílson), Almir, Alexandre e Leonardo Inácio; Dodô e Felipe (Ademílson) - Técnico: Abel Braga.