São Paulo afunda o Flamengo na crise
Domingo, 17 Fevereiro de 2002, 18h54 Atualizada: Domingo, 17 Fevereiro de 2002, 19h23
São Paulo – São Paulo e Flamengo entraram em campo dispostos a se reabilitar no clássico do Maracanã. Os paulistas queriam apagar a má imagem deixada na derrota de 1 a 0 para o Treze na Copa do Brasil, enquanto os cariocas corriam atrás de sua primeira vitória na temporada. Quem se deu melhor na disputa foi o Tricolor, que venceu por 4 a 2 e afundou o adversário na crise. O técnico João Carlos, o segundo do Rubro-Negro em 2002, está na corda-bamba e corre risco de ser degolado a qualquer momento.
Mesmo jogando em pleno Maracanã, o São Paulo dominou a partida desde os primeiros minutos.
Aos 11min, Gustavo Nery acertou um belo chute de fora da área no canto esquerdo de Júlio César e abriu o placar para o Tricolor.
Com a vantagem no placar, o São Paulo aumentou seu domínio e quase marcou com França aos 14min. O atacante recebeu na área de Kaká, mas na hora de finalizar prendeu o pé no chão e chutou para fora.
Aos 25min, Fábio Simplício foi derrubado na área por Juan. Pênalti, que França bateu mal e Júlio César defendeu. Depois desse lance, o Flamengo deu seus primeiros sinais de vida, tanto que aos 29min, num cabeçada de Leandro Machado para fora, finalizou pela primeira vez contra o gol de Rogério Ceni.
Aos 38min, o Flamengo teve sua melhor chance para empatar. Fernando chutou forte, mas o goleiro são-paulino fez uma grande defesa.
No segundo tempo, o Flamengo cresceu de produção e chegou ao empate. O técnico João Carlos colocou Andrezinho no aquecimento e ia tirar Petkovic de campo. Mas o treinador foi obrigado a mudar de idéia porque o iugoslavo dominou uma bola na entrada da área, aos 15min, e marcou um golaço, chutando com categoria no canto esquerdo de Rogério Ceni.
O São Paulo, no entanto, não se abateu com o empate do Flamengo e em dois minutos matou o jogo. Aos 23, França dominou na área e foi derrubado por Valnei. Pênalti que ele mesmo bateu e se vingou de Júlio César, que havia defendido uma cobrança do jogador no primeiro tempo. Aos 24, França foi lançado em profundidade e tocou na saída de Júlio César, fazendo 3 a 1 para o Tricolor.
O Flamengo ainda esboçou uma reação. Aos 35min, Juninho chutou de primeira depois de uma bola mal tirada por Gustavo Nery e diminuiu para o time carioca.
Mas a reação ficou rubro-negra ficou por aí. Aos 38min, Júlio César falhou após cobrança de falta de Gabriel e Wilson fechou o placar.
Untitled Document
Flamengo
2
X
4
São Paulo
Local
Maracanã, no Rio.
Público
14.362 pessoas
Renda
R$ 137.582,00
Juiz
Heber Roberto Lopes (PR)
Gols
São Paulo - Gustavo Nery 11', França (pênalti) 24' do 2º e 25' do 2º e Wilson 38 do 2º Flamengo - Petkovic 14 do 2º e Juninho Paulista 35' do 2º
Cartões amarelos
Juan, Leonardo, Juninho Paulista (Flamengo), Emerson, Kaká, Wilson (São Paulo)
Flamengo
Júlio César, Maurinho, Juan, Fernando (Valnei 49') e Athirson; Leandro Ávila, Leonardo, Felipe Melo (Edmilson 70'), Juninho e Petkovic; Leandro Machado (Andrezinho 62'). Técnico: João Carlos.
São Paulo
Rogério Ceni, Emerson, Wilson e Jean; Gabriel, Maldonado, Souza, Fábio Simplício (Lúcio Flávio 86') e Gustavo Nery; Kaká e França (Sandro Hiroshi 85'). Técnico: Nelsinho Baptista.