Londres - Walter Winterbottom, considerado oficialmente o primeiro técnico da seleção inglesa, morreu neste domingo aos 89 anos de idade, segundo fontes do hospital Surrey County, de Guildford.
Nascido em Oldham, no dia 31 de janeiro de 1913, Winterbottom jogou no Chelsea e no Manchester United, até que uma lesão o aposentou em 1939.
Converteu-se, oficialmente, no primeiro diretor técnico da seleção inglesa, em 1946, com 33 anos, sendo mais lembrado entretando por ter organizado o futebol da equipe nacional que garantiu históricos resultados.
Como técnico, classificou os "ingleses" para as quartas-de-final das Copas da Suíça'54 e Chile'62, mas também sofreu grandes fracassos, como na Suécia'50, quando a Inglaterra perdeu dos Estados Unidos (0-1) ou os desastres contra a seleção húngara de Ferenc Puskas (3-6 em Wembley e 1-7, em Budapeste), que acabaram com a idéia de que o futebol inglês era superior.
Winterbottom criou a seleção sub'23 e um sistema de técnicos dedicados exclusivamente à equipe nacional, o que o fez ser nomeado Cavalheiro da Coroa, em 1978.