Seul - A Coréia do Sul deu mais um passo em seus preparativos para a Copa do Mundo ao apresentar na terça-feira moedas comemorativas que vão marcar o início da contagem regressiva o começo do Mundial.
Na quarta-feira faltarão exatamente 100 dias para que a Copa do Mundo comece em Seul no dia 31 de maio. A Coréia do Sul, que sediará o evento junto com o Japão, planeja incentivar o espírito de festa com performances culturais, concertos e desfiles.
As moedas têm o desenho de jogadores em ação, e o fundo mostra os estádios coreanos para a Copa. Um kit especial contém 14 moedas diferentes e foi avaliado em 3.050 dólares. Cerca de 70 por cento das moedas serão vendidas dentro do país e o resto a estrangeiros, disseram os organizadores.
Os organizadores na Coréia do Sul querem apagar as preocupações com o que alguns críticos classificam de atmosfera estagnada -- uma falta de disposição parcialmente atribuída às tensões na península coreana depois que o presidente norte-americano George W. Bush classificou a Coréia do Norte como parte de um ``eixo do mal''.
``Uma variedade de eventos que estamos preparando vai melhorar esse clima'', disse por telefone Lin Byung-taik, porta-voz do comitê de organização da Coréia. ``Com o passar do tempo, as coisas vão melhorar.''
Alguns tipos de eventos comemorativos serão organizados em cada um dos 10 estádios que a Coréia do Sul construiu especialmente para a competição.