São Paulo - O enduro eqüestre ganhou uma novidade a partir desse ano. A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) resolveu instituir um ranking que irá ajudar na seleção de conjuntos (cavalo e cavaleiro) para competições internacionais, semelhante ao que é feito pela FEI.
“Com ele será possível a partir de 2003, ter uma base da equipe nacional para competições internacionais. Com o ranking não haverá mais a necessidade de se fazer essas provas seletivas, como acontece hoje. Além disso, os cavaleiros que pretendem integrar a equipe do Brasil terá de disputar a maioria das provas para conseguir uma boa posição no ranking”, esclareceu José Armando Garcia, diretor de enduro da entidade.
Uma das novidades do calendário nacional é que o Campeonato Brasileiro de Enduro Eqüestre será disputado em apenas uma prova, no dia 19 de outubro, em Minas Gerais e que também será válida pela FEI. O calendário prevê ainda outras quatro provas com a supervisão da entidade internacional: 6 de abril, em Avaré (SP); 30 de maio, no estado de Santa Catarina; 24 de junho, no estado de São Paulo e 23 de agosto, no estado do Rio de Janeiro. Em novembro acontece em Pedreira (SP), outra prova internacional, a Corrida dos Campeões.
De acordo com José Armando Garcia, é intenção da CBH incentivar torneios regionais, como a Copa Centro-Oeste, que reuniria conjuntos de Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Outra competição seria a Copa Sul, com Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Além disso, Brasília e Goiás poderiam fazer outra competição em conjunto.
“Muitas federações também fazem seus campeonatos estaduais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, etc. Nós estaremos enviando para todas às federações, que tenham diretoria de enduro eqüestre, os programas das provas regionais”, acrescentou Garcia.