Rio - O cavaleiro brasileiro Rodrigo Pessoa decidiu que montará Gandini Baloubet Du Rouet em sua tentativa de conquistar o tetracampeonato da Copa do Mundo de Hipismo, no início de maio, na cidade de Leipzig, na Alemanha. Baloubet, um sela francesa de 12 anos, ainda não competiu nesta temporada. Ele vai fazer a sua estréia no Concurso Internacional de Saltos de Paris Bercy, marcado para o período de 8 a 10 de março, na França.
Com Gandini Baloubet Du Rouet, Rodrigo ganhou o título de campeão da Copa do Mundo de Helsinque, em 1998, de Gotemburgo, de 1999, e de Las Vegas, em 2000. No ano passado, o conjunto foi vice-campeão em Gotemburgo.
Depois de competir na França, num torneio qualificatório para a Copa do Mundo, o conjunto participa em seguida, de 14 a 17 de março, do Concurso Internacional de Dortmund, na Alemanha, outro torneio em picadeiro coberto, também preparatório para a final de Leipzig.
Sem Baloubet e Gandini Lianos, que saltou em Zurique e em Bordeaux, Rodrigo participou da primeira etapa do VIII Circuito Hípico do Sol, na cidade espanhola de Jerez de la Frontera, uma observatória da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) para a definição da equipe que representará o país no Jogos Eqüestres Mundiais, marcados para setembro, na mesma cidade da Espanha.
Com Gandini Stardust, animal que havia dois anos não competia por contusão, Rodrigo Pessoa, segundo colocado no ranking mundial da Federação Eqüestre Internacional (FEI), venceu neste sábado a prova principal do dia. O conjunto completou os dois percursos sem faltas, terminando o desempate, com obstáculos de altura máxima de 1,50 m, em 27s18. O francês Roger Yves Bost, com Fee D'Helby, ficou em segundo lugar, com o tempo de 28s25. A belga Samantha Detheux, montando Bis de la Mare, terminou na terceira colocação, com 29s81.
Como observatória, a competição espanhola, que será disputada ainda nos próximos dois fins de semana, conta com a participação de um grande número de brasileiros. Além de Rodrigo, atual campeão mundial de salto, o Brasil conseguiu outra vitória, na série intermediária, com o mineiro Bernardo Alves, montando Orlando. Também estão participando do circuito, que recomeça na terça-feira, cavaleiros como Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, Keri Pessoa, Camilla Benedicto, Pedro Veniss, Fabrício Bagarolli, Alexandre Gadelha e Fernando Guinato, entre outros.