Rio - Evaristo de Macedo resolveu aceitar a proposta do Vasco e voltar ao futebol carioca para ficar mais tempo com a família. Foram dois anos em Salvador dirigindo o Bahia, longe da esposa e dos três filhos.
Mas, mesmo no Rio, não há tempo de sobra para ficar com a família: por causa de um pedido da diretoria e o amor pelo futebol, o treinador, além de dirigir o time no Torneio Rio-São Paulo, acompanha todos os jogos do desprestigiado Estadual 2002.
A maratona não é fácil. Desde que chegou ao Vasco, em 4 de janeiro, Evaristo teve apenas um dia de folga, no domingo de carnaval. Só esta semana foram quatro jogos. No último domingo, Evaristo assistiu à vitória sobre o Americano, pelo Rio-São Paulo. No dia seguinte, estava na Rua Bariri escutando brincadeiras de Romário enquanto dirigia o Vasco em nova vitória, agora sobre o Botafogo, pelo Estadual.
Na quarta, o treinador, de 68 anos, viveu fortes emoções contra o Sergipe, na difícil classificação para próxima fase da Copa do Brasil. Menos de 24 horas depois, lá estava Evaristo novamente em São Januário, debaixo de chuva, garantindo a liderança isolada do Estadual após a vitória de 3 a 0 sobre o Olaria.
Mas o treinador não reclama e muito menos se cansa. O trabalho serve para conhecer cada jogador do elenco e ajuda na hora de encontrar saídas para eventuais problemas com o time principal: "É bom para observar. Estou mais perto dos jogadores, convivo com os seus problemas, converso e procuro sempre ajudar cada um deles".
Com duas Olimpíadas na bagagem como treinador do Qatar, Evaristo vê com bons olhos o esforço dos jogadores vascaínos no Estadual. "O campeonato não tem público, interesse. Mas, bem ou mal, põe os jogadores na vitrine. Estou ali observando e para o profissional é ótimo".
O único problema de Evaristo é tentar contornar a marcação firme da família quando chega em casa. "Pelo menos, estou sempre dormindo em casa e vejo todos pela manhã. Já é um bom começo", brincou.
Maratona
17/2
VASCO 3 x 0 AMERICANO
Vasco vence e segue invicto no Torneio Rio-São Paulo
18/2
VASCO 1 x 0 BOTAFOGO
No dia seguinte, na Rua Bariri, vitória no último minuto.
20/2
VASCO 2 x 1 SERGIPE
Virada e classificação para a próxima fase da Copa do Brasil
21/2
VASCO 3 x 0 OLARIA
Debaixo de chuva, Evaristo vê o Vasco tornar-se líder do Estadual
24/2
SÃO CAETANO x VASCO
Viagem para a vitória e a liderança do Rio-São Paulo
25/2
AMÉRICA x VASCO
Novo compromisso do Vasco pelo Estadual, com Evaristo.