Fernando Gavini
São Paulo – O Corinthians terminou o sábado na liderança do Torneio Rio-São Paulo. É o único time classificado por antecipação para a terceira fase da Copa do Brasil. A equipe venceu sete dos dez jogos que disputou na temporada e tem um aproveitamento de pontos de 83,3%. A campanha, sem dúvida, é boa, mas é bom o torcedor não se iludir porque é só a partir de agora que o clube começará a encarar os adversários mais fortes.
Provavelmente, por isto, que o técnico Carlos Alberto Parreira já mandou o time parar de achar que pode sempre dar goleadas.
No Torneio Rio-São Paulo, o Corinthians só enfrentou equipes que estão abaixo da sétima colocação na tabela de classificação. A única vitória sobre um time de primeira divisão do futebol brasileiro foi contra a Portuguesa (4 a 1). As outras aconteceram contra os fracos Americano (3 a 0), América (3 a 0) e Bangu (3 a 1), que brigam para fugirem das últimas posições da tabela.
Quando teve pela frente um time grande, o Corinthians decepcionou. Empatou com o Fluminense (1 a 1), no Maracanã, e perdeu para o Santos (1 a 0), na Vila Belmiro.
Apesar do bom rendimento contra os chamados times pequenos, o Timão não tem 100% de aproveitamento contra esses times, já que sofreu para empatar com o Jundiaí.
Manter a seqüência de bons resultados será complicado daqui para a frente. A próxima partida do Corinthians no Rio-São Paulo será contra o Flamengo, que apesar da má campanha é um dos principais times do país, no Rio de Janeiro.
Depois desse jogo, mais pedreira: Guarani, Ponte Preta, São Caetano, Botafogo, São Paulo, Palmeiras e Vasco. Desses últimos adversários, apenas o Azulão não está atualmente disputando as primeiras posições do Rio-São Paulo.
Na Copa do Brasil, a moleza também acabou. Depois de vencer duas vezes o River na primeira fase (2 a 1 em Teresina e 2 a 0 no Pacaembu) e se garantir por antecipação nas oitavas-de-final com uma goleada de 6 a 2 sobre o Americano em Campos, o Timão deve ter pela frente na próxima etapa o Cruzeiro, atual líder da Copa Sul-Minas, que é o favorito no confronto contra o Londrina.
Como se pode ver, o Corinthians, que está em boa fase, terá muitas dificuldades para manter o rendimento atual. Começa agora a verdadeira prova de fogo do Timão.