São Paulo goleia a Ponte e encosta na liderança
Domingo, 24 Fevereiro de 2002, 17h53 Atualizada: Segunda-feira, 25 Fevereiro de 2002, 07h53
São Paulo – A equipe do São Paulo goleou a Ponte Preta por 4 a 1 na tarde deste domingo, no estádio do Morumbi, e encostou nos líderes do Torneio Rio-São Paulo. Com o resultado, o Tricolor chega aos 14 pontos e atinge a vice-liderança da competição ao lado de Corinthians, Guarani e Botafogo, enquanto a Ponte segue com 13.
O primeiro tempo do São Paulo foi quase perfeito. Jogando com velocidade e eficiência o Tricolor foi superior ao adversário e soube aproveitar as chances de gols criadas.
Kaká fez uma das melhores partidas no ano. Com muita técnica e inteligência o jogador, de apenas 20 anos, abriu espaços na defesa da Ponte Preta. Reinaldo com dois gols e Souza, com duas assistências perfeitas para o próprio Reinaldo completaram a bela atuação Tricolor na primeira etapa.
Logo aos 9 minutos, Gustavo Nery ganhou uma dividida pela esquerda e cruzou forte, rasteiro, Kaká esticou a perna direita e faz o primeiro do São Paulo. A Ponte Preta, consciente do seu potencial, foi para cima do adversário em busca do gol de empate. Os campineiros, porém, ficaram refém das jogadas individuais de Washington, que não obteve êxito pois estava bem marcado pelo sistema defensivo do São Paulo.
Aos 17 minutos, o Tricolor ampliou. Souza recebeu na direita e fez cruzamento para Reinaldo, que de cabeça, fez o segundo gol. O goleiro Ronaldo ainda tocou na bola, mas não o suficiente para impedi-la de balançar as redes.
O segundo gol sofrido desnorteou a Macaca. Dois minutos depois, Souza cobrou escanteio pela esquerda, Reinaldo subiu mais que a zaga da Ponte Preta, e ampliou a vantagem.
A Ponte respondeu aos 37min, quando Washington cobrou falta e a bola bateu no travessão do gol de Rogério Ceni.
O segundo tempo as alterações do técnico Oswaldo Alvarez deixaram a Ponte Preta um time mais equilibrado. O treinador tirou o atacante Jean e colocou o meia Alex Oliveira, equilibrando ações no meio-campo, que no primeiro tempo, foi inteiramente dominado pelo São Paulo.
A Ponte cresceu no jogo e aos 12 minutos Lucas chutou prensado, a bola sobrou para Rodrigo que, dentro da pequena área, furou no momento da conclusão perdendo uma grande chance de diminuir o placar.
Aos 20min, a Macaca diminuiu. Adrianinho chutou forte de fora da área, a bola bateu do peito de Alex Oliveira e enganou o goleiro Rogério Ceni.
Com medo de que se repetisse a história de abrir uma boa vantagem no placar acabar sofrendo o empate, o São Paulo voltou a se concentrar na partida e começou a jogar rapidamente, abrindo os espaços, principalmente quando saía no contra-ataque.
Aos 41 minutos, o lateral Gabriel aproveitou um rebote da defesa da Ponte e chutou forte, de fora da área, e fechando a goleada do São Paulo.
Nos minutos finais o São Paulo tocou a bola sobre o coro de "olé" dos torcedores que deixaram o estádio do Morumbi satisfeitos com a boa atuação do Tricolor.
Rogério Ceni; Gabriel, Emerson, Wilson e Gustavo Nery; Fábio Simplício, Maldonado, Souza (Lucio Flávio) e Kaká; Reinaldo e França (Sandro Hiroshi). Técnico:Nelsinho Baptista.
Ponte Preta
Ronaldo; Rodrigo Chagas (Adrianinho), Rodrigo, Ronaldão e Elivélton (Eduardo); Roberto, Mineiro, Marquinhos; Lucas, Washington e Jean (46' Alex Oliveira). Técnico: Oswaldo Alvarez.
Cartões amarelos
Gustavo Nery e Reinaldo (São Paulo); Eduardo (Ponte Preta)