Estocolmo (Suécia) - A Islândia vai entrar com um time formado por jogadores amadores no amistoso que vai realizar no mês que vem contra o Brasil, disse na segunda-feira o técnico Atli Edvaldsson.
``Esta é uma grande oportunidade e a partida vai ser extremamente instrutiva para nossos rapazes, permitindo que eles aprendam com os melhores do esporte'', disse Edvaldsson à Reuters.
``Será difícil conseguir que nossos melhores jogadores sejam liberados por suas equipes na Europa para este jogo e acho que vou precisar confiar em jogadores de times locais da Islândia, além de equipes da Noruega, pois a partida não está marcada para uma data oficial reservada pela FIFA'', acrescentou.
A partida será disputada em Cuiabá no dia 7 de março.
A Islândia, ao contrário do Brasil, não conseguiu se classificar para a Copa do Mundo, não tem uma liga de futebol com jogadores profissionais, dedicados em tempo integral ao esporte. Todos os jogadores mantém outro emprego além de jogar bola. Outra desvantagem da seleção islandesa é o clima gelado. Com isto, a liga nacional só realiza jogos entre maio e setembro. Muitos jogadores da Islândia também são profissionais na Noruega, onde a liga começa em abril.
``A maioria dos nossos jogadores não está em grande forma porque não têm realizado muitas partidas durante o inverno. Mas em um bom dia podemos causar problemas para grandes seleções, inclusive o Brasil'', disse Edvaldsson.
A Islândia ocupa a posição de número 54 no ranking da FIFA, enquanto o Brasil é o terceiro colocado, atrás de França e Argentina.
Em 1994, Brasil e Islândia fizeram seu único confronto. O Brasil venceu o desafio por 3 a 1.