Melbourne (Austrália) - A Toyota ficou claramente satisfeita, mas com desejo de melhorar seu tempo, no primeiro treino que fez na Fórmula 1, na sexta-feira, no circuito de Melbourne, como preparação para o Grande Prêmio da Austrália.
Não houve champanhe, mas a visão do reluzente carro vermelho e branco rodando em seu primeiro treino foi emocionante para os construtores japoneses.
''Todos os sistemas estão aprovados'', disse o projetista chefe da Toyota, Gustav Brunner, depois que a equipe conseguiu os 6º e 16º melhores tempos.
``A equipe trabalhou muito bem junta e o carro funcionou bem. Estamos otimistas''.
A Ferrari e a McLaren, muito experientes, mantiveram seus carros na garagem até o último instante possível, mas os ''novatos'' da Formula 1 estavam ansiosos para mostrar do que são capaz.
Assim que a pista foi liberada na sessão matinal de treino, a primeira Toyota começou a percorrer o circuito Albert Park, com o debutante escocês Allan McNish atrás do volante.
Aos 32 anos de idade, o piloto estava nervoso em fazer sua estréia na pista de um grande prêmio, mas estava ainda mais preocupado com em dirigir o carro com segurança com todas as equipes observando.
``Quando eu estava saindo da pista do pit, a primeira coisa que eu pensei foi em não fazer nada de estúpido na primeira volta'', disse McNish.
``Todos tiveram que controlar os nervos, mas foi um momento emocionante, uma realização, nós aqui, deste lado e não mais do outro''.
Assim como todos os novatos na Fórmula 1, a primeira aparição da Toyota marcou o fim de uma longa e cara campanha de preparação. Se a maioria das equipes pretende causar algum impacto na primeira temporada, os primeiros sinais são positivos para a Toyota.
Mika Salo, o companheiro de equipe de McNish, conseguiu o sexto melhor tempo, ficando trás apenas das duas Ferrari, duas Williams e uma Sauber. ``O treino saiu como nós esperávamos'', disse o finlandês. ``Não tivemos problemas com o carro e foi um dia bem motivador''.