Zurique - A sessão inaugural da Câmara de resolução de litígios da FIFA foi realizada nesta sexta-feira em Zurique, Suíça, contando com a presença do presidente da entidade, o suíço Joseph Blatter.
Segundo um comunicado da FIFA, esta nova câmara irá se reunir regularmente sob a direção do tunisiano Slim Alulú, presidente da Comissão do estatuto do jogador, para oferecer aos atletas e aos clubes um foro que permita "uma resolução rápida e equitativa dos litígios".
Esse órgão foi criado "conforme a versão revisada do regulamento da FIFA sobre o estatuto e a transferência de jogadores, que entrou em vigor no dia 1 de setembro de 2001 como conseqüência de acordo firmado entre a FIFA e a Comissão Européia (CE), em 5 de março de 2001", disse a Federação.
A Câmara é composta por 40 membros procedentes de 26 países e que foram indicados pelas Federações Associações, Ligas nacionais, clubes e sindicatos de jogadores. É a primeira vez que uma Federação cria um organismo com estas características em escala mundial.