Melbourne – A estréia na temporada de 2002 da Fórmula 1 não foi nada agradável para a Awows. Os dois carros da equipe foram desclassificados da corrida do Grande Prêmio da Austrália por terem ficado parados no grid de largada, para despero do proprietário da equipe, Tom Walkinshaw.
Walkinshaw preocupou muitos rivais, entre eles o chefe de equipe da Minardi, Paul Stoddart, por estar ligado à compra da falida equipe Prost. O negócio gerou grande polêmica, com Stoddart ameaçando entrar com uma ação legal e Walkinshaw defendendo-se. O clima ficou pesado para a corrida de abertura da temporada, que acabou em um grande fiasco para a Arrows.
Walkinshaw não ficaria surpreso em saber que muitos de seus adversários ficaram felizes com o azar de sua equipe e a boa performance da Minardi, que fez história com o estreante Mark Webber, o primeiro australiano a pontuar na Formula 1 desde 1970.
Stoddart comemorou com champanhe enquanto murmurava ''incrível, incrível''.
Walkinshaw deixou o circuito de Albert Park rapidamente.
O carros da Arrows, pilotados pelo recém contratado Heinz-Harald Frentzen, da Alemanha, ex-Prost, e pelo brasileiro Enrique Bernoldi, receberam bandeira preta e foram desclassificados for infringirem as regras após terem voltado à corrida. Os carros apresentaram problemas na parte elétrica.
“Isso nunca deveria ter acontecido. Nunca”, lamentou-se Walkinshaw.