Buenos Aires - A Copa Libertadores da América continuará esta semana com a promessa de mais jogo ofensivo. Na última rodada, depois de 39 jogos disputados, já estava ultrapassada a barreira dos 100 gols marcados.
No primeiro mês de competição da 43a edição do torneio continental de clubes, a média de gols já está em 2,82. Foram 110 marcados pelos 32 clubes divididos em oito grupos de quatro.
Em março começa o segundo mês da competição. Pelo grupo 1 jogam Cerro Porteño (Paraguai) e o paulista São Caetano, em Ciudad del Este. Apita o jogo o argentino Daniel Giménez. O grupo é liderado pelo chileno Cobreloa, que dia 14 enfrenta o São Caetano. O Cerro Porteño está em segundo, com quatro pontos. A vitória deixaria os paraguaios em primeiro lugar e com um jogo a menos que o Cobreloa.
O São Caetano por enquanto só tem os três pontos obtidos na goleada sobre o Alianza Lima, do Peru, por 4 a 0.
O grupo dois não terá jogos esta semana. Pelo grupo três, onde os quatro times estão empatados com quatro pontos cada, o Real Potosí, da Bolívia, recebe terça-feira o El Nacional do Equador, o árbitro da partida será o peruano Víctor Rivera. O Real Potosí, dirigido pelo técnico Luis Galarza, tratará de repetir a atuação que teve no primeiro jogo que disputou em casa, quando venceu o San Lorenzo da Argentina por 1 a 0.
Na quarta-feira, em Montevidéu, o Peñarol recebe o San Lorenzo. O árbitro será Carlos Chandia, do Chile.
Pelo grupo quatro, no estádio Riobamba, no Equador, o Olmedo vai tentar manter a liderança recebendo o América de Cáli, da Colômbia. O boliviano René Ortubé terá a responsabilidade de apitar a partida, que será a única do grupo.
Pelo grupo cinco haverá outro confronto entre uruguaios e argentinos. O Nacional de Montevidéu recebe o Vélez Sarsfield, de Buenos Aires. Tanto Nacional como Vélez têm quatro pontos. O brasileiro Márcio Rezende de Freitas vai apitar. O outro jogo do grupo também será apitado por um brasileiro, Antônio Pereira. O Atlético Monarcas Morelia, do México, que conseguiu um importante empate em 3 a 3 com o Nacional, joga diante de sua torcida contra o peruano Sporting Cristal, que perdeu os dois jogos que disputou.
Pelo grupo seis, o bicampeão Boca Juniors recebe o Montevideo Wanderers, do Uruguai. O Boca, que ganhou seu primeiro jogo semana passada em casa contra o Emelec, do Equador divide a liderança do grupo justamente com o Wanderers. O árbitro será Henry Cervantes, da Colômbia.
Uma só partida será disputada pelo grupo sete. Sob o apito do brasileiro Mendonça Souza, o River Plate, que semana passada perdeu por 1 a 0 para o América do México, recebe na quinta-feira o Tuluá, da Colômbia, que ainda não somou nenhum ponto.
Por último, pelo grupo oito, quarta-feira, com arbitragem do argentino Angel Sánchez - que vai à Copa do Mundo- , o Flamengo recebe no Rio de Janeiro o Olímpia. O time paraguaio lidera o grupo com seis pontos. O colombiano Once Caldas enfrentará o Universidad Católica do Chile. A arbitragem ficará por conta do equatoriano José Carpio.