Zurique - Os dirigentes do futebol mundial têm marcados para esta semana uma série de reuniões, em Zurique, que constituem uma última preparação antes dos congressos eleitorais de Confederações e da Federação Internacional (Fifa), em maio em Seul.
As notícias de corrupção em torno da eleição de Joseph Blatter em 1998, denunciado por um jornal inglês, serão naturalmente citados, mas não como ponto-chave desse encontro.
A reunião extraordinária do comitê financeiro, convocado no início da semana por diversos membros do comitê executivo, é bem mais esperada. Ela vai permitir que sejam comentados os resultados das contas de 2001, realizadas em tempo recorde pela sociedade KPMG.
Um dossiê completo foi enviado, em 22 de fevereiro, aos membros da comissão financeira para que eles pudessem estudar as contas com o tempo necessário. Estes resultados, no entanto, não devem se tornar públicos antes do comitê executivo de sábado.
O mais importante das reuniões de Zurique dará a credibilidade da consultoria da sociedade KPMG, única designada como sociedade de verificação das contas pelo congresso da Fifa de Paris em 1998.
E, finalmente, a realização da Copa do Mundo, será o assunto da reunião, sexta-feira, com os presidentes das confederações.
Mas, a eleição do presidente da Fifa, 29 de maio em Seul, será um pouco o fio condutor de todas essas reuniões. Blatter é até agora o único candidato declarado à sucessão, ainda que diversas correntes citem o nome do presidente da Confederação Africana (CAF), o camaronês Issa Hayatou, que poderá lançar sua candidatura até a data limite de 28 de março.