São Paulo - Hudson Santos de Souza (São Raimundo/AM) e Fernando Alex Fernandes (Maringá/PR) serão os representantes do Brasil no 30º Campeonato Mundial de Cross Country, marcado para os dias 23 e 24 próximos, em Dublin, na Irlanda.
Os dois são campeões brasileiros e sul-americanos de cross country: Hudson, na corrida de 4 km para adultos, e Fernando, nos 8 km para juvenis (até 19 anos), provas que também disputarão no Mundial. O treinador será Humberto Garcia de Oliveira (Maringá/PR).
Neste ano, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) decidiu levar ao Mundial apenas atletas que vencessem a Copa Brasil – disputada em Poços de Caldas (MG), nos dias 2 e 3 de fevereiro – e que ficassem entre os três primeiros do Campeonato Sul-Americano – realizado em 23 e 24 de fevereiro, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.
Adriana de Souza (Maringá/PR) também estava qualificada, mas pediu dispensa, por motivos pessoais. “Iremos a Dublin com dois atletas apenas, porém, bem preparados”, disse o presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo.
Para o treinador Humberto Garcia de Oliveira, Hudson e Fernando “estão em uma fase muito boa e poderão conseguir uma boa classificação para o Brasil”.
Hudson, brasiliense de 24 anos, também é campeão e recordista sul-americano dos 1.500m rasos. Fernando é campeão brasileiro, sul-americano e pan-americano juvenil dos 5.000m rasos.