Bota vence Fortaleza e fica com a mão na vaga
Quarta-feira, 06 Março de 2002, 22h16 Atualizada: Quarta-feira, 06 Março de 2002, 23h06
São Paulo - O Botafogo venceu o Fortaleza por 2 a 0 na noite desta
quarta-feira, no Ceará, pela primeira partida da segunda rodada da Copa
do Brasil. Rodrigo abriu o marcador para os visitantes, Marcelo Passos
empatou de pênalti e Carlinhos fez o gol da vitória.
Com o resultado, o Botafogo pode até perder por 1 a 0 no Rio de Janeiro
para se classificar. O Fortaleza precisa vencer por dois gols de
diferença ou por um, desde que por 3 a 2 ou mais. Um novo 2 a 1, para os
pernambucanos, leva a decisão para os pênaltis.
O regulamento da Copa do Brasil prevê que o gol fora de casa vale como segundo critério de desempate, depois do saldo de gols.
O primeiro tempo foi equilibrado e disputado no meio-campo, com poucas chances de gol. O Botafogo saiu na frente aos sete minutos quando Dodô chutou da entrada da área, o goleiro Jeferson soltou a bola e o lateral Rodrigo Fernandes entrou para marcar. O Fortaleza esfriou e não conseguiu furar o esquema de três zagueiros armado por Abel. A única chance real de gol aconteceu quando aos 22 minutos, Erandir cabeceou com perigo. O Botafogo só ameaçou com Dodô, mas o artilheiro alvinegro estava bem marcado e quase não conseguiu concluir.
Aos 44 minutos, após confusão na área do Botafogo, Fabiano e Claudinho se chocaram e o árbitro marcou pênalti. Marcelo Passos bateu bem e marcou o gol de empate.
Os dois times voltaram mais agressivos no segundo tempo, mas foi o Botafogo que chegou ao segundo gol, aos nove minutos. Tailson criou grande confusão na área cearense e Carlinhos aproveitou para marcar o gol da vitória da equipe carioca. O treinador Ferdinando Teixeira mudou o Fortaleza, mas pouca coisa conseguiu de positivo. A melhor oportunidade foi uma bicicleta de Mazinho bem defendida por Kléber. E o Botafogo quase chegou ao terceiro gol quando Sandro acertou o travessão numa cobrança de falta.
Untitled Document
Fortaleza
1
X
2
Botafogo
Local
Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)
Data e Horário
06/03 -20h30
Árbitro
Lourival Lima Filho(BA)
Auxiliares
Adriano Nemésio dos Santos e Valdomir Alves Filho(BA)
Gols
Rodrigo Fernandes aos 7' (1T), Marcelo Passos aos 44' (1T) e Carlinhos 9' (2T)
Fortaleza
Jeferson, Erandir, Mário César (Daniel Frasson), Ronaldo Angelim e Rafael (Mazinho); Dudé, Edmilson, Marcelo Passos e Daniel Franco (Reginaldo); Claudinho e Darci. Técnico: Ferdinando Teixeira
Botafogo
Kléber, Sandro, Fabiano e Valdson; Rodrigo Fernandes, Carlos Alberto, Carlinhos, Alexandre (Márcio Gomes) e Leonardo Inácio; Tailson (Ademilson) e Dodô (Almir). Técnico Abel
Cartão vermelho
Abel, técnico do Botafogo
Cartões amarelos
Erandir, Dudé e Edmilson (F) e Carlinhos e Leonardo Inácio (B)