Vasco sofre para empatar com o Santa, mas garante vaga
Quarta-feira, 06 Março de 2002, 22h23 Atualizada: Quarta-feira, 06 Março de 2002, 22h50
São Paulo – O Vasco se classificou para a terceira fase da Copa do Brasil ao empatar com o Santa Cruz por 3 a 3, na noite desta quarta-feira, em São Januário, no Rio de Janeiro. O jogo de ida foi 2 a 1 para a equipe carioca.
Os vascaínos chegaram a estar em desvantagem por duas vezes durante a partida. Neto duas vezes e Rincón marcaram para o Santa e Euller, Léo Lima e Romário fizeram os gols do Vasco, que enfrentará o vencedor de CSA e Ceará na próxima fase.
A aparente tranqüilidade vascaína, que tinha a vantagem de poder perder até por 1 a 0 para se classificar, acabou quando o árbitro iniciou a partida. Logo aos quatro minutos, o time pernambucano mostrou seu cartão de visitas com Rincón que aproveitou cruzamento de Cléber e cabeceou com perigo à direita de Helton.
Sem a criatividade de Felipe no meio campo, o Vasco não conseguia chegar com perigo à área do adversário que se defendia com três zagueiros. Romário recuava para tentar corrigir os erros nos passes.
Aos 20min, em mais um ataque do Santa, Cléber foi derrubado na área por João Carlos. Pênalti que Neto cobrou um minuto depois para abrir o placar.
Mesmo sem pressionar muito, os vascaínos chegaram ao empate aos 26 minutos. Léo Lima tabelou com Alex Oliveira e serviu Euller. O Filho do Vento dominou na entrada da área e bateu cruzado acertando o canto direito do goleiro Nilson, empatando o jogo.
Aos 40, o mesmo Euller quase desempatou a partida ao receber passe de Léo Lima e chutar forte com a bola saindo à esquerda de Nilson e com muito perigo.
O Tricolor pernambucano voltou com tudo para o segundo tempo. Em dois ataques seguidos, aos cinco e seis minutos, Carlinhos e Wellington perderam duas boas chances de colocar o Santa na frente. Na primeira, Helton evitou a conclusão de Carlinhos na pequena área e na segunda Wellington jogou a bola para o alto dentro da área e sem marcação.
Aos 20, no entanto, Rincón não perdoou e colocou o Santa Cruz em vantagem ao acertar uma cabeçada certeira no canto direito de Helton.
Assim, como havia acontecido no primeiro tempo, o Vasco não demorou a responder e empatou aos 23 em um bonito chute de Léo Lima que pegou de primeira um passe de Romário. Três minutos depois, o próprio Baixinho colocou os vascaínos na frente em cobrança de pênalti.
Quando tudo parecia tranqüilo para os cariocas, Domires foi derrubado na área. Neto cobrou e fez o terceiro do Santa, tornando o final de jogo dramático. Mas no fim, o empate acabou prevalecendo, resultado que classificou os vascaínos.
Untitled Document
Vasco
3
X
3
Santa Cruz
Local
Estádio São Januário,
no Rio de Janeiro.
Público
não divulgado
Renda
não divulgada
Juiz
Leonardo Gaciba (RS)
Gols
Santa Cruz: Neto 21' e
43' do 2º e Rincón 20' do 2º
Vasco: Euller 26', Léo Lima 23'do 2º e Romário 26 do
2º'
Cartões amarelos
João Carlos, Leonardo (Vasco);
Cléber, Wellington, Rodrigo Pontes (Santa Cruz)
Vasco
Helton, Leonardo, João
Carlos (Leonardo Valença 27'), Gomes e Edinho; Donizete Oliveira,
Jamir, Léo Lima (Rodrigo Souto 84') e Alex Oliveira (Ricardo Bóvio);
Euller e Romário - Técnico: Evaristo de Macedo.
Santa Cruz
Nilson, Nei , Sandro Blum e Bebeto;
Wellington, Rodrigo Pontes, Chicão (Chicão 79'), Neto e Cléber
(Domires 73'); Carlinhos (Válber 62') e Rincon - Técnico:
Heron Ferreira.