São Paulo – Os pilotos de F-1 contarão com uma segurança reforçada durante o GP Brasil, que acontecerá no dia 31, no circuito de Interlagos, em São Paulo: 100 mil pneus.
Segundo a organização, as caixas de brita serão substituídas por asfalto nas áreas de escape e um novo método de amarração e compactação das barreiras de pneus está sendo introduzido em Interlagos.
Em jogos de 35 pneus, cada feixe é compactado de forma que possa ser substituído integralmente em caso de acidente. A produção de um jogo completo leva 40 minutos.
As alterações foram determinadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), que teme um acidente igual ao do brasileiro Luciano Burti no GP da Bélgica de 2001, quando a Jaguar do piloto acabou sendo ‘engolida’ pelos pneus da barreira de segurança.
“Agora, além de estarem perfeitamente aparafusados, os pneus ficarão sempre numa posição perpendicular aos carros”, disse o diretor da prova brasileira, Carlos Montagner.
A mudança da caixa de brita por asfalto servirá para os pilotos terem um pouco mais de controle em caso de saírem do traçado.
“A eficiência das caixas de brita vinha sendo discutida há algum tempo, especialmente em seguida ao acidente do Michael Schumacher em Silverstone em 99. Chegou-se à conclusão de que, dependendo da velocidade, a batida acontece de uma forma ou de outra. O asfalto pelo menos permite ao piloto uma última chance de corrigir o carro. Além disso, pode possibilitar a sua volta à pista, o que é virtualmente impossível na brita”, afirmou o diretor da prova.
A brita foi substituída por asfalto no Esse do Senna, no início da reta oposta, e na Curva Laranjinha. Apenas na Curva 11 (Mergulho) é que a brita será mantida, embora a FIA já tenha determinado a sua remoção para a prova de 2003. Em todas essas áreas, ainda está sendo processado, segundo a organização, o nivelamento do asfalto velho com o novo e a revisão do sistema de drenagem.
DENGUE - A organização da prova confirmou ainda que os pneus não serão focos de dengue no circuito paulista.
Segundo explicou a assessoria, todos os pneus têm furos para que a água escorra até o solo. Assim, ela não ficará parada.