Rio - O gaúcho Guilherme Bento Bier conquistou o bicampeonato Sul-Americano da travessia de 5km, nesta quinta-feira, em Belém, capital paraense, com o tempo de 57min44. O baiano Fábio Lima ficou com a medalha de bronze, em 59min11, atrás do argentino Facundo Quiroga, com 57min47.
Já Natalya Yakovleva, nascida na Rússia, ganhou seu primeiro título após sair sua naturalização como brasileira, em maio de 2001. Ela completou a prova em 1h05min56. A outra brasileira na prova foi a catarinense Fabiana Carreço, 4a colocada com 1h13min40.
A travessia de 5km do 36o Sul-Americano Absoluto de Desportos Aquáticos começou com uma hora de atraso devido as más condições do mar na Baía de Guajará. Bier, que já havia competido quatro vezes em Belém em campeonatos nacionais – duas vitórias, uma medalha de prata e outra de bronze – disse que esta foi a mais difícil de todas.
“A maré estava muito forte e o campeonato era mais importante. Estou mais feliz com esta vitória do que na primeira vez. Competir com o povo torcendo por você é muito bom, embora também tenha sido gostoso derrotar o favoritismo dos argentinos na casa deles, há dois anos”, disse Bier que conquistou seu primeiro título continental na 1a vez em que as maratonas aquáticas participaram de um Sul-Americano Absoluto de Desportos Aquáticos, em 2000, na cidade argentina de Rosário.
O nadador gaúcho já havia derrotado o argentino Quiroga duas vezes, uma no 1o Mundial de Maratonas Aquáticas, no Havaí, em 2000, e outra, no Mundial dos Desportos Aquáticos, de Fukuoka/Japão, no ano passado.
Já Natalya Yakovleva, que estava radiante com sua primeira participação num Campeonato Sul-Americano, ficou ainda mais feliz com sua primeira vitória como brasileira. Quem chegasse diante dela para perguntar seu local de nascimento, ela não hesitava na resposta. “Sou mineira, de Belo Horizonte."
A segunda e última travessia do Sul-Americano será no sábado com a prova de 10km, cujo horário inicial é 9h, mas que somente terá confirmação na véspera, após os estudos da maré. O Brasil irá competir com Carlos Eduardo Pavão, Rafael Galo, Priscila Alves e Viviane Motti.
A segunda colocada na disputa feminina dos 5km foi a argentina Maria Celeste Puñet (1h06min58), seguida por Sandra Karina Cupueran Arias, do Equador (1h12min40). Celeste venceu as duas travessias (5km e 25km) do 1o Sul-Americano Absoluto de Desportos Aquáticos, em 2000.
O 36º Campeonato Sul-Americano Absoluto de Desportos Aquáticos terá prosseguimento na semana que vem (13 a 17/3) com a disputa da natação, natação sincronizada, pólo aquático masculino e saltos ornamentais.
Não haverá o torneio de pólo aquático feminino, visto que apenas duas equipes se inscreveram – Brasil e Venezuela – e pelas regras da Consanat (Confederação Sul-Americana de Natação), somente poderá haver competição com um mínimo de três seleções.