Lisboa - Milhares de manifestantes reuniram-se, nesta quarta-feira, em frente à Prefeitura do Porto, em Portugal, para exigir do novo prefeito, Rui Rio, a construção de um novo estádio, onde deve acontecer a cerimônia de abertura da Eurocopa 2004.
Os manifestantes, com bandeiras azuis e brancas, as cores do clube Porto, protestavam gritando palavras de ordem como "Ruim Río" e "Devemos defender os direitos da cidade".
O ex-prefeito do Porto, o socialista Nuno Cardoso, foi aclamado pelos manifestantes e declarou ser insólito o fato de seu sucessor, do Partido Social Democrata (PSD), não cumprir os compromissos assinados para a construção do novo estádio das Antas.
O presidente do clube Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, disse que as obras do novo estádio continuarão paralisadas, pois ainda não foi aprovado o projeto imobiliário das cercanias, que inclui um grande shopping.
Segundo Pinto da Costa, o projeto do shopping já tinha sido negociado com o Grupo Amorim, mas, como o clube não recebeu a receita correspondente a ele, não pôde financiar a construção do estádio.
O presidente de Portugal, Jorge Sampaio, que se reuniu ontem com dirigentes dos clubes, do governo e com os prefeitos envolvidos com a organização da Eurocopa 2004, considerou que existem "garantias suficientes" para organizar esse evento esportivo.
Sampaio convocou essas reuniões depois de surgirem dúvidas sobre a capacidade de Portugal de cumprir os compromissos assumidos como país organizador do campeonato.
Os problemas surgiram depois que, nas eleições municipais de dezembro passado, as prefeituras de Lisboa e do Porto passaram a ser governadas pelo Partido Social Democrata (PSD).
Os novos prefeitos revisaram os compromissos assumidos por seus antecessores socialistas.
A polêmica chegou ao terreno político às vésperas das eleições legislativas antecipadas para o dia 17 de março, o que fez com que os candidatos dos dois principais partidos, o social democrata José Manuel Durão Barroso e o socialista Eduardo Ferro Rodrigues, trocassem acusações sobre o assunto.