Rio - O 36º Campeonato Sul-Americano Absoluto de Desportos Aquáticos prossegue neste sábado, em Belém, com a travessia de 10km, que foi transferida do turno da manhã para as 14h30min.
Assim como a primeira travessia foi adiada em uma hora na quinta-feira, após conversa com os moradores locais, o mesmo acontece agora, quando se decidiu que as condições das marés no sábado estarão melhor na parte da tarde. A travessia terá sua largada do CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar), com chegada na Estação das Docas.
Os brasileiros Viviane Motti (bicampeã brasileira), Priscila Alves, Carlos Pavão e Rafael Galo participarão da prova, que poderá dar o título sul-americano de maratonas aquáticas - atualmente em poder da Argentina - para o Brasil.
A competição terá prosseguimento na semana que vem – de 13 a 17 – com as disputas de natação, pólo aquático masculino, nado sincronizado e saltos ornamentais. A baiana Viviane Motti está confiante na vitória brasileira.
"Eu nadei muito bem as duas primeiras etapas do campeonato brasileiro de 2002. Venci ambas, e ainda por cima teve as vitórias do Guilherme e da Natalya na prova de 5km daqui, que sempre nos dá mais confiança. Estou motivada e acredito que posso vencer e ajudar na conquista do título para o Brasil", afirmou Viviane.