Santiago do Chile - O Universidad Católica do Chile receberá o Flamengo nesta quarta-feira com a obrigação de vencer se quiser sair do último lugar na classificação do Grupo 8 da Copa Libertadores.
Os únicos três pontos que o tome chileno ganhou foi justamente contra seu rival de quarta-feira, quando venceu por 3 a 1.
Mas a euforia durou pouco. Em 27 de fevereiro, e apesar de o time chileno jogar em casa, não conseguiram romper a muralha do Olímpia e precisaram se resignar com a derrota por um a zero.
O Católica voltou a perder em 7 de março, desta vez para o Onze Caldas da Colômbia, que lhe aplicou em Manizales uma goleada de 3 a 0.
No dia seguinte, os jornais chilenos ironizaram, comentando que "os temores do Universidad Católica em viajar à Colômbia se cumpriram, mas no campo".
Na opinião dos comentaristas chilenos, a equipe careceu de idéias e decisão em Manizales e com o resultado pôs em risco boa parte de suas aspirações na Libertadores.
O Universidad joga praticamente a última chance de seguir com possibilidades no torneio continental e embora já tenham vencido o Flamengo no Maracanã, os chilenos aprenderam que o time carioca joga melhor fora de casa.
Por esse motivo, Olmos espera com inquietação o duelo contra os brasileiros, sobretudo depois da derrota por 3 a 1 no domingo passado pelo Campeonato Chileno para o fraco Santiago Morning, que fez o Universidad passar "a primeira vergonha" do ano em casa.
O Flamengo também não está em seu melhor momento, depois de perder no último fim-de-semana para o Vasco por 3 a 1, numa partida que sepultou qualquer chance que ainda poderia haver no torneio Rio-São Paulo.
No entanto, a equipe brasileira chegou nesta segunda-feira a Santiago com a intenção de esquecer o incômodo começo de temporada e de se classificar para as oitavas-de-final da Libertadores.
Os brasileiros precisam de uma vitória fora d casa para não ficar prematuramente fora da Copa Libertadores da América.
"Neste momento, o único que nos importa é a Copa Libertadores", afirmou o goleiro Júlio César.
Na partida de amanhã, o Flamengo não contará com o lateral Jorginho, que sofreu uma lesão no ombro contra o Vasco, e será substituído por Athirson.