Santiago - O Colo Colo, equipe de futebol mais popular do Chile, iniciou na segunda-feira uma campanha de coleta de dinheiro para tentar diminuir seus graves problemas financeiros, que em janeiro obrigaram uma juíza a declarar a falência do clube.
O único time chileno que ganhou a Copa Libertadores, em 1991, tem uma dívida de mais de US$ 30 milhões, o que obrigou a diretoria provisória a recorrer à generosidade de seus torcedores.
"É importante que o torcedor dê uma quantia razoável dentro de suas possibilidades (...) Recorremos aos fãs, porque neste momento o clube precisa deles", afirmou Juan Carlos Saffie, administrador interino do Colo Colo designado pela justiça.
A arrecadação, chamada de "Colotón", irá diretamente para o pagamento de salário dos funcionários e à conservação das instalações do clube.
A campanha irá até sábado, 6 de abril, e prevê arrecadar, inclusive, doações vindos de outros países através do estatal BancoEstado.
"Todo mundo pode colaborar, deve entrar em nossa página da Internet (www.bancoestado.cl) e ali estão as instruções. Estamos contentes em colaborar com a campanha que afeta todos que se preocupam com o esporte do Chile", comentou Jaime Estévez, presidente do BancoEstado.
Apesar da campanha, o processo de falência segue paralelamente e em 24 de março acontecerá uma reunião dos credores, quando será determinado o futuro do Colo Colo.