CAPA ESPORTES
 Últimas
 Copa de 2002
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Cartões
 Calendário 2002
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Regionais
 Copa do Brasil
 Libertadores
 Mundial 2002
 Europeus
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministro turco chama polícia italiana de fascista
Quinta-feira, 14 Março de 2002, 11h52

Roma - Uma confusão no final da partida entre Roma e Galatassaray, da Turquia, pela Copa dos Campeões, acabou se transformando em um incidente diplomático quando, nesta quinta-feira, o ministro das Relações Exteriores de Ancara acusou a polícia italiana de se comportar de maneira fascista.

Uma briga envolvendo jogadores, dirigentes e a polícia eclodiu depois do empate em 1 x 1 entre os campeões italianos e o time de Istambul, pelo grupo B da principal competição do futebol europeu.

A Uefa disse que vai abrir uma investigação sobre o caso e o maior jornal de esportes da Itália, o Gazzetta dello Sport, disse que independente de dois jogadores da Roma que estavam exaltados, o time turco precisava de ``uma ducha fria''.

No dia 22 de março a Uefa vai realizar uma audiência disciplinar para julgar o incidente.

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Ismail Cem, disse em Ancara que o comportamento da polícia lembrou os tempos da Itália fascista. Cem culpou os jogadores da Roma e a polícia italiana pela confusão.

``Assistindo pela televisão e lendo os jornais, eu tive a impressão de estar assistindo aos tempos do fascista Mussolini e sua polícia, não a Europa em 2002'', disse Cem. Benito Mussolini governou a Itália por mais de duas décadas como ditador antes de ser executado, em 1945, um pouco antes da derrota dos aliados da Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

``Uma polícia que ataca e confronta tão impiedosamente, que invade os vestiários e ataca os nossos jogadores, como se não tivesse sido suficiente o que houve na beira do campo, só pode ser a polícia de Mussolini'', disse Cem.

Entre os policiais, trinta ficaram feridos durante o confronto, segundo informações oficiais. A polícia informou que vai entregar um relatório detalhado sobre o acidente para as autoridades, incluindo fitas de vídeo e fotografias. Um fotógrafo registrou pelo menos dois jogadores turcos se contorcendo de dor no túnel do vestiário, mas não fica claro como eles se machucaram.

O Gazzetta disse que a briga lembrou cenas do comportamento de um bar do faroeste. ``Ainda bem que o uniforme dos jogadores não vêm com uma cinta e um pistola, ou estaríamos contando as vítimas'', diz a matéria do jornal.

O jornal informou que os jogadores turcos precisaram esperar em campo até a confusão se acalmar, enquanto isso tratavam de desviar de garrafas e moedas que eram arremessadas por torcedores contra eles. Finalmente, cerca de 40 policiais se alinharam, para formar um túnel por onde os jogadores puderam passar.

O primeiro-ministro turco, Bulent Ecevit, disse que estava ''profundamente entristecido'' com o ataque aos jogadores do Galatassaray. ``Desejo uma rápida recuperação a eles'', completou Ecevit.

Os jornais turcos condenaram as autoridades italianas. ''Desgraça, estilo italiano'', diz a principal manchete de capa do Hurriyet. O jornal Aksam declarou: ``Descendentes de Mussolini''.

A confusão teve por pivô um brasileiro, o meia da Roma Lima, que já havia defendido uma equipe turca e se ofendeu com uma suposta agressão verbal de um jogador do Galatassaray.

O atacante argentino da Roma Gabriel Batistuta brigou com Emre Asik, do time turco, de acordo com o Gazzetta, que afirmou que o jogador perdeu o controle. ``Eles nos provocaram durante todo o jogo'', disse Batistuta. ''Eu não deveria ter feito aquilo, pelo menos não na frente das câmaras. Foi um péssimo exemplo a ser dado e eu peço desculpas.''

O companheiro de ataque de Batistuta, Marco Delvecchio, defendeu o brasileiro. ``Lima estava sendo insultado, ele entende turco muito bem e reagiu e então (Asik) Emre fez um gesto rude.'' O goleiro Francesco Antonioli criticou a segurança. ``Ao invés de tentar nos defender, a polícia apenas nos afastava.''

Reuters

 

 VEJA AINDA
Futebol europeu
Reforçada segurança para jogo entre time israelense e Milan
Novela recomeça e Sorín fica perto da Lazio outra vez
Brasileiro da Roma se mete em confusão após jogo
Chelsea goleia na Inglaterra
Veja lista completa
Copa da Uefa
Reforçada segurança para jogo entre time israelense e Milan
Inter de Milão pega líder espanhol pela Copa da Uefa
Unidade antiterrorista vai cuidar de jogo do Milan
Uefa arma esquema de guerra para jogo do Milan
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade