Zagreb - O amistoso contra o Brasil, no dia 27 deste mês em Fortaleza, será o último jogo da seleção iugoslava como Iugoslávia, pois a república balcânica mudou seu nome para Sérvia e Montenegro.
Segundo o secretário do Esporte, Vojislav Andric, depois do jogo contra o Brasil, o time não se dividirá, mas mudará de nome.
Sérvia e Montenegro chegaram a um acordo para continuar como o mesmo país por mais três anos. Mas o novo Estado não se chamará mais Iugoslávia.
No esporte, o acordo só provocará a mudança dos nomes dos organismos.
"A Federação de Futebol da Iugoslávia (FFV) passará a se chamar da Sérvia e Montenegro. Mas a mudança do nome será a única modificação, já que todos os outros direitos e obrigações permanecerão iguais", disse o secretário-geral da FFV, Branko Bulatovic.
As ligas de futebol e basquete continuarão unidas, e as competições internacionais serão organizadas conjuntamente, como o campeonato europeu de basquete de 2005.
A medida não agradou ao grupo extremista 'Delije' ("Machos", em português), que representa o sentimento mais radical do povo sérvio e cujos integrantes prometeram não assistir a partidas internacionais até que o país não seja totalmente independente.
Miograd Vukovic, conselheiro do presidente de Montenegro, Milo Djukanovic, defendeu o "modelo britânico", em que "cada parte da união" tem sua própria seleção.