Istambul - O técnico da Turquia reclamou na terça-feira da falta de apoio do governo e dos torcedores e pediu aos turcos que dêem suporte ao time em sua primeira Copa do Mundo em 48 anos.
``A falta de apoio à equipe que levou a Turquia ao Mundial depois de muito tempo e criou uma grande publicidade para o país é um problema para nós'', afirmou o técnico Can Cobanoglu à Reuters.
Ele disse que a ajuda financeira não é o ponto de discussão, mas reclamou do insuficiente apoio político e do público à seleção, que frequentemente fica em segundo plano na imprensa, perdendo espaço para os clubes e o campeonato nacional.
``Os jogos da Liga tomam todo o interesse. Eles ignoram a seleção nacional'', disse Cobanoglu.
Os políticos turcos, incluindo o ministro do Exterior, se envolveram na semana passada na defesa do Galatasaray após uma confusão com os jogadores da Roma em partida pela Copa dos Campeões.
``Eles só lembram da seleção quando há um jogo. Nós precisamos do apoio do povo turco porque este é um assunto nacional'', comentou Cobanoglu.
``Não quero que as pessoas que não ligam para nós agora digam amanhã 'Ora, nós vamos para a Copa do Mundo' ou 'Por que eles não ganharam no Brasil?'. Agora é quando precisamos do apoio'', afirmou.
A Turquia enfrentará Brasil, China e Costa Rica na primeira fase da Copa e Cobanoglu disse que, apesar de tudo, está confiante.
``Se a Turquia jogar como a Turquia e se empenhar e batalhar, então, passaremos para a segunda fase'', disse o técnico turco.