Lisboa - Contusões vão impedir que Portugal leve a campo sua equipe completa contra a seleção da Finlândia no amistoso desta quarta-feira, o primeiro de três jogos que os portugueses vão disputar em sua preparação para a Copa do Mundo, que começa dia 31 de maio.
Rui Costa, do Milan, ficará de fora com dores na coxa. Já Luís Figo, que perdeu apenas um dos últimos 51 jogos da seleção de Portugal, está recuperando o tornozelo e fica aos cuidados do departamento médico.
``Não era isso que eu esperava para o amistoso contra a Finlândia, não vamos poder usar alguns jogadores que são parte da base de nossa equipe'', disse o treinador de Portugal, Antônio Oliveira.
Os zagueiros Abel Xavier, do Liverpool, e Rui Jorge, do Sporting, aumentam a lista dos contundidos.
Ao anunciar sua convocação, na semana passada, Oliveira lamentou também não poder contar com o artilheiro Ricardo Sá Pinto nem com o goleiro Quim Pereira, que está suspenso.
Com esse quadro, o ala Simão Sabrosa conseguiu sua primeira chance como titular no escrete português. Nas suas 11 convocações anteriores Sabrosa sentou-se no banco de reservas.
A Finlândia, por outro lado, vai poder colocar em campo sua força máxima. No entanto, a seleção finlandesa não assusta muito. O país não vai participar da Copa do Mundo e perdeu seu último amistoso por 2 x 0 para a Coréia do Sul.
Uma das armas da Finlândia é a dupla do Liverpool Sami Hyypia e Jari Litmanen, além de Joonas Kolkka, do Panathinaikos. Nenhum dos três enfrentou a Coréia do Sul por causa de compromissos com seus times na Copa dos Campeões.
Prováveis escalações:
Portugal: Ricardo Pereira; Sérgio Conceição, Jorge Costa, Fernando Couto, Nuno Frechaut; Armando Petit, Hugo Viana, Simão Sabrosa, João Pinto, Nuno Capucho; Pedro Pauleta.
Finlândia: Antti Niemi; Sami Hyypia, Hannu Tihinen, Janne Saarinen, Juha Reini; Aki Riihilahti, Joonas Kolkka, Mika Nurmela, Teemu Tainio; Mikael Forssell, Jari Litmane