São Paulo – O tetracampeão mundial Mário Jorge Lobo Zagallo virou sua artilharia contra o esquema tático que o técnico Luiz Felipe Scolari está adotando na Seleção Brasileira. O Velho Lobo prega a morte do 3-5-2 na equipe e a volta do tradicional 4-4-2.
Zagallo revelou sua opinião em sua coluna publicada no jornal ‘O Globo’. “Particularmente, gosto mais do 4-4-2. A vantagem deste sistema é que se pode escalar dois jogadores de criação no meio. No 3-5-2, a criação fica em cima de um único jogador. Poderia ser diferente se o Felipão tirasse um dos volantes, mas isso ele não vai fazer”, escreveu o técnico que comandou a Seleção na Copa do Mundo de na França.
Mas a artilharia de Zagallo não parou por aí. Ele disparou críticas também contra os alas Cafu e Roberto Carlos. O ex-treinador disse que no jogo contra a Iugoslávia eles simplesmente ignoraram as funções de marcação. “Não é porque eles jogam de ala que podem esquecer de marcar. Quando o adversário tem a bola, os alas têm que voltar, formando um bloqueio. Passa-se do 3-5-2 para um 5-3-2.”
O Velho Lobo reservou seus elogios para a dupla de Ronaldos. Em relação ao italiano, disse que, apesar de ele estar fora de forma, “foi um jogador completo” na vitória por 1 a 0 sobre a Iugoslávia. “O Ronaldinho Gaúcho também foi uma grata surpresa. Jogou como ainda não tinha feito na seleção, participando da marcação e se movimentando em velocidade.”