São Paulo - O Palmeiras venceu o Guarani por 3 a 2 na tarde deste sábado, no Parque Antártica, e é a primeira equipe a garantir classificação para a próxima fase do Rio-São Paulo. O time de Luxemburgo ganhou todos os jogos que disputou em casa no torneio.
Faltando três rodadas para o fim da fase de classificação, o quinto colocado, Botafogo, tem 20 pontos. Com a vitória, o Palmeiras chega a seu trigésimo ponto, não podendo mais ser alcançado pelo time de General Severiano, que chega no máximo aos 29 pontos. Quatro passam para a próxima fase.
Já o Guarani permanece com 16 pontos e, como pode chegar só a 22, respira por aparelhos no torneio, além de ficar ameaçado pelo fantasma do rebaixamento.
O pior time de cada estado não disputa o Rio-São Paulo no ano que vem. Dentre os paulistas, Guarani, Ponte, Santos e Portuguesa lutam para permanecer entre os 16 que disputam o regional. Dentro os cariocas, o América, com apenas um ponto, deve ficar de fora em 2003.
Precisando da vitória para ainda sonhar com a classificação e afastar o fantasma do rebaixamento, o Guarani saiu para o jogo e sufocou o Palmeiras em seu campo logo nos primeiros minutos.
O time da casa, fechado em seu campo, só arriscava em contra-golpes. E foi em um deles, que, aos 15 minutos, Muñoz abriu o marcador. Magrão lançou o colombiano em velocidade e ele contou com a bobeada do goleiro César para levantar os cerca de 18 mil palmeirenses que foram ao estádio.
Aos 29, depois de um escantio batido por Arce, a bola sobrou para Alex, de fora da área, mandar uma bomba de pé esquerdo mas ela explodiu no travessão de César, que mau viu a bola.
No minuto seguinte foi a vez do Guarani perder um gol feito com Leo. Ele recebeu de Martinez e, na cara de Marcos, tocou cruzado mas ela saiu à esquerda do gol.
O segundo gol do Palmeiras foi um golaço. Aos 31 minutos, Paulo Assunção levantou para Alex na área e o meia, sem deixar a bola cair, mandou uma bomba para as redes. César ainda tocou nela antes de entrar.
No minuto seguinte, Dudu se aproveitou de uma confusão na área do Palmeiras para, de pé direito, descontar para o Guarani e dar números finais ao primeiro tempo de jogo.
O Guarani empatou a partida logo aos cinco minutos da etapa complementar com Marcinho, que ganhou de Thiago Mathias, e da meia-lua, mandou no canto direito de Marcos que não alcançou.
Precisando vencer, o Palmeiras voltou à frente 14 minutos mais tarde com Adriano, que entrara no intervalo, aproveitando a jogada mais mortal do time de Luxa. Arce levantou falta na área, Magrão tocou de cabeça, Aderaldo furou feio e o atacante tocou para as redes, colocando o Palmeiras na próxima fase do torneio.