Rio - Mais uma vez Corinthians e São Paulo enfrentam-se em um momento decisivo de um campeonato. Neste domingo, às 16h em Presidente Prudente, Tricolor e Timão jogarão pela 13ª rodada do Torneio Rio-SP em uma partida que colocará o vencedor muito perto da classificação para as semifinais da competição.
O time do Parque São Jorge é o segundo colocado do torneio, com 24 pontos. Já a equipe do Morumbi tem 23 pontos e ocupa a terceira colocação do Rio-SP.
Apesar da proximidade na tabela de classificação, Corinthians e São Paulo encontram-se em momentos opostos. Enquanto o Timão atravessa uma boa fase, com três vitórias consecutivas no Torneio Rio-SP (venceu Ponte Preta, São Caetano e Botafogo), o Tricolor passa por um inferno astral, com três derrotas seguidas (perdeu para Palmeiras e São Caetano no Rio-SP e para o Figueirense pela Copa do Brasil).
Uma declaração feita pelo atacante Gil, do Corinthians, apimentou ainda mais o clássico. Na última quinta-feira, o jogador apontou a lentidão da zaga do São Paulo como um fato a ser explorado pelo ataque corintiano.
“A zaga do São Paulo é boa pelo alto, mas é um pouco lenta com a bola no chão. O melhor caminho é explorar as jogadas em velocidade, já que temos um ataque rápido’, disse Gil.
Pressentindo a polêmica no ar, o volante Vampeta tratou logo de atenuar as declarações. “Gil está falando tudo errado. É que vocês (jornalistas) escrevem tudo que um menino de 19 anos (Gil tem 21) fala...A zaga do São Paulo não é lenta, não. Pelo contrário, é muito boa”, falou Vampeta.
O meio—de-campo Kaká, do São Paulo, evitou polemizar o clássico contra o Corinthians e não quis rebater as declarações do atacante Gil. “Não estou aqui para falar aqui dos defeitos que o Corinthians tem. Tenho que falar das qualidades do São Paulo. É com elas que vamos buscar uma vitória no domingo”, analisou Kaká, não entrando em mais detalhes.
No Parque São Jorge, o técnico Carlos Alberto Parreira não tem problemas para o jogo de domingo. O treinador do Timão colocará em campo o mesmo time que venceu o Botafogo na última rodada. Quanto ao favoritismo no clássico, Parreira é precavido nas declarações.
“Não existe favorito em clássico. Às vezes a imprensa tenta pintar um, mas a realidade logo trata de colocar as coisas nos lugares. O fato do São Paulo ter perdido os últimos jogos não significa nada. Ninguém esquece de jogar bola e o São Paulo é um dos melhores times do Brasil”, explicou Parreira.
No São Paulo, os últimos resultados negativos podem causar modificações na equipe. Na última quinta-feira, no jogo contra o Figueirense pela Copa do Brasil, o lateral Belletti foi substituído no intervalo, após demonstrar muito nervosismo no primeiro tempo. O técnico Nelsinho Baptista pode optar agora pela volta do lateral-esquerdo Gustavo Nery ao time titular, colocando Gabriel de volta à lateral direita e deixando o titular no banco de reservas.
Desde que Belletti voltou ao time titular do São Paulo, deslocando Gabriel para a lateral esquerda e colocando Gustavo Nery no banco, o São Paulo disputou quatro jogos, venceu um e perdeu três.
O Tricolor terá a volta do chileno Maldonado, que cumpria suspensão. A dupla de zaga formada por Emerson e Wilson, que enfrentou o Figueirense, estará de volta ao Torneio Rio-SP. Eles foram expulsos no clássico contra o Palmeiras e cumpriram suspensão contra o São Caetano, tendo condições de jogo agora contra o Corinthians.