Lima - O Grêmio pode se classificar esta quarta-feira para a segunda fase da Copa Libertadores da América com um simples empate no jogo contra o Cienciano de Cusco, que vai estrear internacionalmente a iluminação artificial do estádio Garcilaso da histórica capital dos incas.
A partida, válida pelo Grupo 2, está marcada para as 19H40 locais (21H40 de Brasília) e será apitada pelos árbitros colombianos Henry Cervantes (principal), e Jorge Hoyos e Daniel Wilson (assistentes).
A dois jogos de concluir a fase, o Grêmio é líder com nove pontos e tem saldo de gols maior que o time paraguaio 12 de Outubro, que por sua vez tentará a classificação na noite desta terça-feira contra o Oriente Petrolero (3 pontos), na Bolívia.
Também com três pontos, o Cienciano depende do resultado em Santa Cruz de la Sierra para saber de seu destino na competição.
O Cienciano estreou na Libertadores com vitória de 3 a 0 sobre o 12 de Outubro e desde então perdeu todas as outras partidas fora de casa.
Penúltimo na tabela do torneio peruano, sem alcançar um vitória em suas últimas três partidas, o Cienciano, acredita que os 3.600 metros de altitude da cidade peruana se tornem seu principal aliado para vencer pelo cansaço os jogadores brasileiros.
Por este fator, não está descartada a possibilidade de a equipe gaúcha chegar a Cusco antes mesmo do dia do jogo, para os jogadores irem se aconstumando com a altura.
O Grêmio vem de uma derrota no Paraguai contra o 12 de Outubro, por 1 a 0, e de uma vitória, anterior, contra o Oriente Petrolero por 4 a 2.
A novidade será a inauguração do sistema de iluminação no estádio Garcilaso, que foi usada no fim de semana para jogo do Cienciano pelo torneio local.
São quatro torres com 37 luminárias, cada uma com 1.500 quilowatts de potência.
O time anunciado pelo Cienciano é o seguinte: Maurinho Mendoza - Gilberto Flores, Martín García, Carlos Maldonado - Luis Molina, Alessandro Morán, César Cahuantico, Carlso Cumapa, Oscar Olvera - Ernesto Zapata e Germán Carty. Técnico: Carlos Daniel Jurado.