Rio - O americano Pete Sampras vai tentar conquistar a sua 100ª vitória em jogos de simples em quadra de grama neste fim de semana quando os Estados Unidos enfrentam a Espanha pelas quartas-de-final do Grupo Mundial da Copa Davis na cidade de Houston, nos Estados Unidos. Sampras, sete vezes campeão do Torneio de Wimbledon, tem um retrospecto de 99 vitórias e 17 derrotas na grama.
Em seu último jogo neste ano, ele foi derrotado pelo chileno Fernando Gonzalez na terceira rodada do Masters Series de Miami.
"Tem sido díficil nestas últimas semanas, mas estou tentando esquecer isso e não há razão para pânico porque estou treinando forte. Espero que nesta semana minha confiança cresça, pois o confronto será na grama onde me sinto à vontade", disse o ex-número 1 do mundo.
"Agora que o ranking não é tão importante para mim quanto era há alguns anos atrás, tento achar situações que me dixem motivado e inspirado. E, sem dúvida, a Copa Davis é importante", completou Sampras que voltou a fazer parte da equipe americana na Copa Davis em fevereiro deste ano depois de dois anos de ausência.
A equipe americana será completa por Todd Martin e pelos jovens Andy Roddick e James Blake. Já o time espanhol será formado por Alex Corretja, Juan Balcells, Alberto Martin e pela revelação Tommy Robredo.
Os Estados Unidos vão tentar devolver a derrota sofrida no último confronto entre os dois países pela Davis em 2000 quando a Espanha venceu por 5 a 0, no saibro, numa das semifinais do Grupo Mundial realizada na cidade de Santander, na Espanha. Os jogos começam nesta sexta e vão até domingo.
Confira os outros confrontos pelas quartas-de-final da Copa Davis neste fim de semana (5 a 7 de abril):
França x República Tcheca, em Pau (FRA) - quadra de carpete coberta
Rússia x Suécia, em Moscou (RUS) - quadra de saibro
Argentina x Croácia, em Buenos Aires (ARG) - quadra de saibro