Zurique (Suíça) - O comitê de árbitros da Fifa anunciará as primeiras designações arbitrais das partidas da fase inicial da Copa da Coréia e do Japão, entre os dias 25 e 26 de maio, anunciou o diretor de Desenvolvimento da Federação Internacional de Futebol, George Cumming.
"O comitê de árbitros anunciará as primeiras 36 designações entre 25 e 26 de maio, e depois, em função das atuações dos mesmos nessas partidas, serão escolhidos os juízes e assistentes que atuarão entre a 37º e a 48º partida. A definição das arbitragens das últimas 12 partidas da competição serão comunicadas entre 8 e 9 de junho", explicou Cumming.
O diretor de Desenvolvimento da Fifa, em uma entrevista publicada no site da organização, declarou que há uma grande equipe de juizes para a Copa e expressou sua confiança na boa atuação de todos.
"Os 72 selecionados - 36 juízes e 36 assistentes - estão participando das partidas mais importantes de suas respectivas confederações e suas atuações foram brilhantes. Temos uma grande equipe de juizes, a melhor que já houve em uma Copa e tenho certeza de que farão um bom trabalho, embora seja um grande desafio", disse George Cumming.
No final de março, um grupo de escolhidos participou de um seminário em Seul, no qual todos - salvo o italiano Pierluigi Collina que não pôde participar por motivo de doença - superaram as provas físicas exigidas pela Fifa.
"No campo os juizes correm aproximadamente 12 quilômetros, mais que os jogadores, mas as atuações no Estádio Olímpico de Seul foram excelentes. Temos um grupo de atletas aqui", declarou Cumming, que indicou à FIFA que exija que os juizes completem uma corrida de 50 metros em 7,5 segundos e outra de 200 metros em 32 segundos.
A direção da FIFA pontuou que o principal objetivo da Federação Internacional é acabar com "as faltas simuladas" durante o campeonato, que se tornaram "um problema do futebol moderno".
"Se um jogador se atira no chão está fazendo uma simulação e isso merece um cartão amarelo. A simulação é um comportamento antidesportivo que deve ser punida com o cartão amarelo. Nossas instruções são claras, um árbitro deve ser forte e valente quando for necessário, mas também deve ter sensibilidade para o jogo", afirmou Cumming.
Os juízes e assistentes que participarão da Copa serão divididos entre a Coréia e o Japão durante o campeonato (18 juizes e 18 assistentes estarão em Seul e outros dois grupos de 18 estarão em Tóquio) e se deslocarão das capitais de ambos os países para apitar as partidas que lhes correspondam.
Dos 36 juizes designados, 14 são da Uefa (entre eles o espanhol Antonio Jesús López Nieto), 6 da Conmebol, 5 da Concacaf, 5 da Confederação Africana (CAF), 5 da Confederação Asiática (AFC) e 1 da Confederação da Oceania (OFC).
Cerca de 14 dos 36 assistentes são da Uefa, 7 da AFC, 5 da CAF, 4 da Concacaf, outros 4 da Conmebol e 2 da Confederação da Oceania (OFC).