Rio - O IV Troféu Gustavo Borges de Natação, a maior competição do país para atletas não-federados, terá a participação de 1.274 nadadores na quarta e penúltima etapa classificatória, que será disputada neste sábado, na piscina do Conjunto Desportivo "Constâncio Vaz Guimarães", no Ibirapuera. A competição será realizada pela primeira vez em São Paulo e a expectativa é repetir a festa ocorrida nas etapas de Ribeirão Preto, Campinas e São José do Rio Preto.
Dos 1.274 atletas inscritos, a imensa maioria (1.234) vai disputar a prova dos 50 metros livre. Apenas 40 nadadores, divididos em dez equipes, vão competir no revezamento 4 x 50 metros livre, a novidade na programação do torneio neste ano.
A etapa paulistana não terá a participação apenas de atletas da capital. Centenas de nadadores do interior e até de Minas Gerais estão inscritos.
Crianças e adolescentes de 7 a 18 anos vão disputar provas de 50 metros nado livre e de revezamento 4 x 50 m livre, a partir das 8h30, em séries seguidas. As três primeiras etapas reuniram 3.715 atletas: 1.256 atletas em Ribeirão Preto, 1.429 em Campinas e 1.030 em São José do Rio Preto.
O campeonato terá no total cinco etapas classificatórias e uma grande final, reunindo os melhores nadadores selecionados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. A última classificatória será no dia 20 de abril no Gustavo Borges Natação & Fitness, em Curitiba. A final está prevista para o dia 5 de maio, novamente no Ibirapuera, em São Paulo.