São Paulo - O presidente da Fifa, Joseph Blatter, foi criticado pelo secretário-geral da entidade, Michel Zen-Ruffinen. O cartola destacou que dos 16 anos em que trabalha na Fifa, os piores estão sendo na gestão de Blatter como presidente. “Nos últimos quatro anos tenho tido meu trabalho dificultado. Tenho um escândalo nas mãos e não posso fazer nada”, disse.
Michel Zen-Ruffinen ficou nervoso por causa que Blatter suspendeu na semana passada a investigação sobre os efeitos da falência da parceira de marketing da Fifa, a ISL. Curiosamente, a suspensão aconteceu antes de o diretor de finanças, Urs Linzi, ser interrogado.
“Acho que essas manobras tinham como objetivo me impedir de testemunhar porque eu poderia revelar alguns detalhes delicados”, declarou Zen-Ruffinen, completando que os estatutos da Fifa determinam que todas as decisões nessa área devem ser controladas pelo departamento de Ruffinen: “Mas sei que várias foram adotadas sem me consultarem. As regras não foram seguidas nem pelo próprio presidente”.
Blatter tem recebido muitas criticas pelo modo como controla a Fifa e por comprar votos antes de sua eleição em 1998.