Botafogo campeão carioca 2010

Botafogo encerra sina de vice e leva seu 19º Carioca

Em 2006, o Botafogo viveu momento de grande alegria. Voltava a ser campeão estadual depois de nove anos. A data, porém, marcou o que seria o início de três temporadas de brincadeiras de torcedores do Flamengo. A partir de 2007, o clube alvinegro chegou às finais do Campeonato Carioca todos os anos. E perdeu todas as decisões para o Flamengo. Recebeu da torcida rubro-negra a incômoda alcunha de tri-vice, que anteriormente já tinha acompanhado o Vasco.

O ano de 2010 começou com um Botafogo desacreditado. Depois de lutar contra o rebaixamento no Brasileiro de 2009, os reforços para a nova temporada não empolgaram. Por isso, dizia-se que o time era o pior dos quatro grandes do Rio de Janeiro. Após a derrota para o Vasco, na terceira rodada do Estadual, por 6 a 0, Estevam Soares foi demitido. Abriram-se as portas para a chegada de Joel Santana, treinador algoz botafoguense em 2008. Conhecedor do futebol carioca, trouxe ânimo para o elenco.

Durante as fases de grupos do torneio, a equipe não venceu um clássico sequer. Mas na hora decisiva, os jogadores souberam se impor. Triunfaram diante dos rivais, que eram considerados mais fortes na largada da competição, e sagraram-se campeões cariocas sem necessidade de final, vencendo tanto a Taça Guanabara quanto a Taça Rio. Uma alegria não só pelo título: em ambos os turnos, o Botafogo foi o responsável por eliminar o Flamengo, criador das chacotas de tri-vice. Além disso, caso perdesse, o time continuaria correndo o risco de se tornar o primeiro tetra- vice do Rio de Janeiro. Agora, é comemorar a conquista.

Terra