Copa 2010 – O Mundial da desorganização

Matthew Fong, torcedor americano

José Oliveros

O engenheiro de computação Matthew Fong está em sua segunda Copa do Mundo. Depois de assistir ao Mundial de 2006, na Alemanha, encontrou dificuldades de locomoção entre as cidades-sedes e os estádios na África do Sul. Além disso, a falta de informação também é vista como um problema.

Confira abaixo a entrevista completa:

Terra: Quais as suas experiências durante a Copa da África do Sul?

Matthew: Em primeiro lugar, não havia muita informação ou orientação que as autoridades poderiam oferecer. Você está praticamente por sua conta, tentando descobrir onde está o hotel, onde está o estádio e o que você precisa fazer.

Terra: Teve algum problema para assistir aos jogos?

Matthew: O primeiro jogo que assistimos foi entre Estados Unidos e Inglaterra, em Rustemburgo, que fica a duas horas de Johannesburgo. Nós não encontramos ônibus especiais ou comuns para nos levar e o táxi custaria centenas de dólares. Decidimos alugar um carro e ir por conta própria. Começamos dirigindo em volta de Rustemburg. Não havia sinalização para nos localizarmos e enfrentamos o pior congestionamento da cidade. Uma viagem normal e rápida durou quase quatro horas. Por sorte, chegamos antes do jogo. Conversei com outros torcedores e todos tiveram os mesmos problemas. Assisti à outra partida na Cidade do Cabo. Tudo funciona mais fácil lá. O estádio fica no centro da cidade. Havia mais orientação, mais pessoas dispostas a ajudar. Era só seguir a multidão que chegávamos facilmente ao estádio.

Terra: Conseguir ingressos era um problema?

Matthew: Ingressos não eram problemas. Compramos as entradas pela internet e as pegamos quando chegamos aqui (na África do Sul). No aeroporto, assim que desembarcamos fomos aos quiosques. Fomos lá apenas com o cartão de crédito que usamos para comprá-los. Foi fácil.

Terra: A segurança tem sido um problema?

Matthew: É algo a se pensar. Posso ir para este lugar? Posso fazer aquilo? É uma preocupação, mas até o momento nada aconteceu comigo.

Terra: Quais são as diferenças entre a Copa do Mundo de 2010 e o Mundial de 2006, na Alemanha?

Matthew: A Copa do Mundo na Alemanha foi completamente diferente. Foi muito mais eficiente. Você podia pegar trens e ônibus em qualquer lugar. Pagávamos o trem e descíamos bem perto do estádio, dava para ir a pé. Havia oficiais por todos os lados e voluntários dispostos a ajudar e dizer aonde ir. Outra diferença é que as Fifa Fan Fests eram feitas nos estádios, então você escolhia entre assistir ao jogo ou assisti-lo do lado de fora. Aqui (na África do Sul), as Fan Fests são, e ninguém sabe disso, fora das rodovias principais. Tudo é desorganizado. Não existe informação, até mesmo as pessoas que trabalham no país não sabem. Estamos por nossa conta na África do Sul.

Terra