O São Paulo é o campeão definido com maior tempo antes do encerramento do Campeonato Brasileiro. O time paulista pôde comemorar o título com quatro rodadas de antecedência. O Cruzeiro, em 2003, e o próprio São Paulo, em 2006, foram campeões com duas.
O São Paulo ficou 16 partidas sem perder no Campeonato Brasileiro, entre a 13ª rodada, no dia 22 de julho, quando bateu o Cruzeiro por 2 a 1, no Estádio do Mineirão, e a 28ª rodada, no dia 30 de setembro, na vitória pelo mesmo placar contra o Internacional, no Beira-Rio. O Flamengo quebrou a seqüência são-paulina no dia 4 de outubro, na 29ª rodada, ao vencer por 1 a 0 no Estádio do Maracanã.
A defesa são-paulina ficou nove partidas sem levar um gol. Após o gol de Luciano, aos 2min do primeiro tempo do jogo contra o Juventude, no dia 5 de agosto, o goleiro Rogério Ceni só voltou a buscar a bola nas redes no dia 15 de setembro, quando Rodrigo Tabata marcou aos 47min do segundo tempo.
Até o final do campeonato, o São Paulo passará 22 rodadas consecutivas na liderança do Campeonato Brasileiro. O clube assumiu a ponta após vencer o Juventude na 16ª rodada e não largou mais a posição.