A temporada 2011 da Fórmula 1 terá inovações nas equipes, nas regras, nos pneus... E nos volantes. Graças à volta do Kers (sistema de recuperação de energia cinética, em inglês), a peça que controla a direção do carro deverá ganhar um botão a mais, entre os muitos que já ficam à disposição dos pilotos - o que, nas imagens divulgadas pelos times até agora, ainda não acontece.
Alguns dos principais nomes da categoria já reclamaram do excesso de opções no volante - ao todo, são cerca de 14 botões para cada um dos principais corredores. E para que você possa ter uma ideia, o Terra pediu a Luiz Razia, piloto de testes da Team Lotus, uma “forcinha” para explicar cada função do volante. Confira:
“Os botões vermelho e verde, que se movimentam para cima e para baixo, são usados em conjunto com os dois verdes no topo do volante (+10 e +1) para combinar números e controlarem os sensores do carro. Por exemplo: se o sensor número 50 do combustível não estiver funcionando, o piloto deve girar os botões até o número indicado pelo engenheiro e fazer uma combinação com os botões +10 e +1. Por exemplo: cinco vezes o botão +10, que, na soma, dá 50, e clicar o OK, que é o botão amarelo do lado da roda vermelha. Essa função é complicada, pois temos números como 77: sete vezes cada botão, mais o OK, a 300 km/h!”