Paris - 1924
A segunda Olimpíada da história, realizada em Paris em 1900, foi um fracasso - a Feira Internacional abafou a competição. Para tentar recuperar sua imagem, a capital francesa sediou o evento pela segunda vez em 1924. O sucesso da segunda tentativa era uma questão de honra para o Barão de
Coubertin. Pela primeira vez, a organização construiu uma Vila Olímpica. A obra nasceu modesta, mas cumpriu seu papel de instalar três mil atletas de 44 países.
A empolgação francesa foi tanta que chegaram a introduzir a vaia nas Olimpíadas _inclusive durante a execução dos hinos_ e a briga de torcidas. Mas as inovações não ficaram apenas com os gauleses. Os norte-americanos protestaram contra a recente ocupação de Rühr pela França. Acabaram vaiados mais do que todos.
Ainda para se redimir do fracasso de 1900, os franceses criaram os Jogos de Inverno. A cidade de Chamonix sediou a primeira edição, no mesmo ano da Olimpíada, que se realiza no verão.
* Durante os jogos, tropas francesas ocupam a bacia do
Rühr, nos termos do Tratado de Versalhes.
* Na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), o Exército Vermelho consolida vitória em 1921 sobre o Exército Branco. A paz volta a reinar naquele país. Stalin sucede Lenin nas disputas posteriores à sua morte, em 1924. Em 1929, ele se firma como líder soviético.
* Na Itália, Mussolini toma o poder em 1922.
* Na Alemanha, surge o movimento nacional-socialista, que tem em Hitler um de seus líderes.
* A Grécia ocupa militarmente a Turquia de 1920 a 1922. Depois é expulsa pelos turcos. É proclamada a República Turca (1923).
* Crescem os partidos europeus influenciados pela III Internacional, de orientação comunista, segmentando a esquerda por toda a Europa.
* Greves sacodem a Grã-Bretanha. A partir de 1919, a Irlanda é sacudida por violenta luta armada entre britânicos e irlandeses. Em 1921, ela é separada entre Irlanda Livre e Irlanda do Norte.
* Nos Estados Unidos, a economia continua a apresentar sinais de vitalidade. No ano de 1923, é estabelecida a General
Motors, que irá se tornar o maior complexo industrial do mundo, como padrão de conglomerado econômico que irá predominar na ordem econômica até meados da segunda metade do século 20.
|