Clique na imagem para ver maior
|
TV digital Uma experiência para poucos
|
A partida entre Vasco e Bahia, válida pelas oitavas de final da Copa João Havelange, em novembro do ano passado, trouxe emoções exclusivas para os assinantes do sistema de TV por satélite Sky: a possibilidade de experimentar, na transmissão Pay-Per-View, os recursos da TV Interativa. A tela do aparelho foi dividida em seis pequenos monitores, que mostraram, simultaneamente, a partida sob o ângulo tradicional de transmissão, sob dois ângulos atrás dos gols, replay com delay de 30 segundos, os melhores momentos e os gols de outras partidas. A interatividade também permitia que o usuário, por meio do controle remoto, maximizasse a tela desejada.
O sucesso da estréia fez com que a Sky exibisse outras sete partidas de futebol no formato interativo e estendesse a experiência para espetáculos como o Free Jazz Festival as Olimpíadas, a Copa Davis de Tênis 2001 e o Oscar 2001. Na entrega do maior prêmio do cinema norte-americano, o assinante pode acompanhar a cerimônia em seis canais. Além dessas transmissões, o serviço de TV por assinatura oferece outros recursos interativos, como a TV Inteligente, que permite reservar um programa e ser lembrado cinco minutos antes de começar e escolher filmes em Pay-Per-View.
Outra experiência de TV digital no Brasil ocorre bem longe dos olhos curiosos do público da TV aberta. Está restrita a um grupo de 250 usuários do serviço NET, oferecido pela GloboCabo em Sorocaba, Estado de São Paulo.
Aparelhos de televisão analógicos receberam decodificadores (set top boxes) Samsung, com solução da Microsoft, e estão prontos para desbravar o universo da interatividade.
– Na primeira etapa, haverá melhoras expressivas na qualidade do som e da imagem, que passam a ser similares a DVD – explica Renato Cotrim, gerente de desenvolvimento da plataforma Microsoft TV para o Cone Sul.
Grandes transformações virão com as novas possibilidades. O Bradesco, por exemplo, prepara uma página com informações sobre os seus serviços, que estará disponível em um dos canais.
Mais tarde, os usuários de Sorocaba começarão a receber conteúdos desenvolvidos especialmente para a TV Digital. Um toque no controle remoto e a partida de futebol é vista de outro ângulo e as informações estatísticas sobre o campeonato aparecem na tela. O final dos filmes será o escolhido entre as várias opções disponíveis nos canais.
– É só apertar o controle remoto. A mudança do canal nem é percebida – assegura Cotrim.
O mundo que começa a ser descortinado pelos habitantes de Sorocaba vem divertindo os ingleses desde 1999. Naquele ano, a TV Sky – via satélite – colocou interatividade no canal de esportes. Por meio do controle remoto, o telespectador pode escolher a câmera e o ângulo pelo qual deseja ver o jogo, e tem acesso a dados e estatísticas das partidas na hora e pelo controle remoto.
<<< Anterior | Início | Próxima >>>
Volta para a capa | Volta para Especial
|