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StarCraft
StarCraft não é o tipo de jogo que promete muito quando
você o vê pela primeira vez. Descendente do WarCraft, é um jogo no molde
clássico da estratégia em tempo real. Recolha minerais, construa edifícios,
gere unidades de combate, arrase o inimigo. Graficamente, nenhuma novidade
-3D falso com perspectiva isométrica (também conhecido como "2D e
meio") ao estilo de SimCity e Civilization.
"Qual é o segredo de StarCraft?", você perguntará,
depois do primeiro fim de semana ensolarado que passar desapercebido depois
que a fita da secretária eletrônica lotar de convites não-respondidos
de membros do sexo oposto, enquanto você chacina aliens, alheio a tudo.
Por que o vício? Por que a legião de fãs?Jogabilidade é a resposta.
Essa característica elusiva no mundo dos games, cuja definição
de dicionário muito bem poderia ser "a capacidade de viciar"
ou "o quanto um jogo é legal", é o segredo. StarCraft está exatamente
no meio do caminho entre Civilization, onde você tem um mapa-múndi inteiro
pra conquistar e além do combate tem que lidar com impostos, cidadãos
insatisfeitos e máfias da propina; e Myth, onde você tem apenas um grupo
de soldados e todo o sentimento do mundo.
A administração em StarCraft é importante - os recursos
são escassos e você tem que escolher entre construir prédios, pesquisar
novas tecnologias ou aumentar o seu exército -mas não chega a atrapalhar
o combate; na verdade, passa a ser uma parte da estratégia. Fortificar
mais a base ou ir logo pro pau? Atacar com muitas unidades baratas ou
poucas unidades caras mas eficientes? Atacar agora ou esperar o desenvolvimento
de armas melhores? Os tipos de unidades são muitos: terrestres, aéreos,
com capacidades de ataque terra-terra, ar-terra, terra-ar, ar-ar.
Você pode escolher entre aperfeiçoar os tiros ou a blindagem
de cada tipo, ou adicionar os mais absurdos opcionais -invisibilidade,
munição paralisante, possibilidade de se esconder embaixo da terra, a
lista é infindável. Todas as possibilidades foram muito bem pensadas para
que o conjunto fique sempre equilibrado. Se há invisibilidade, há também
detecção. Se o seu tanque tem um canhão potente, por outro lado perde
em mobilidade e cadência de tiro. Tem uma bola que o seu soldado pode
tomar pra ganhar força, mas aí perde saúde.
Há sempre um ponto fraco a ser explorado taticamente. Além
disso, você encarna três raças: Terranos, Zergs e Protoss. Elas são suficientemente
iguais entre si para que você não tenha que aprender tudo do zero, e suficientemente
diferentes para que seja preciso uma estratégia diferente para cada uma
delas. Os terranos são muito adaptáveis -suas estruturas podem ser construídas
em qualquer canto e podem mudar de lugar; suas unidades podem ser consertadas
rapidamente.
Os Zergs são mais fracos, mas mais resistentes -suas unidades
eclodem em grandes quantidades e saram sozinhas após um combate, mas as
suas estruturas só podem ser construídas em cima de uma meleca que você
precisa preparar previamente. Os Protoss são os mais poderosos, mas também
os mais rígidos - suas unidades têm grande poder de ataque mas custam
muito caro e não podem ser consertadas; suas estruturas dependem de um
esquema de fornecimento de energia.
Vamos construir juntos
Vai chegar uma hora em que jogar contra o computador vai
encher o saco; aí então, nada melhor que chamar um adversário humano pro
pau. O esquema de jogo em rede é muito bom: com apenas um CD até oito
pessoas podem jogar. Suporta rede local, combate via Internet através
do battle.net - com ranking, cliente de IRC embutido para antes e depois
do jogo, chat durante o jogo, enfim, tudo a que tem direito. Uma opção
bem legal é jogar modem-a-modem, só duas pessoas, mas em compensação evitando
a lerdeza da Internet nacional.
Além disso, o site da Blizzard é referência obrigatória
para quem quer se dedicar ao StarCraft. Esqueça o manual: no site você
tem uma enciclopédia detalhada com todos os tipos de unidades e tecnologias
e dicas específicas de estratégia, além dos tradicionais FAQs, notícias
etc.
Tom B.
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