StarCraft

StarCraft não é o tipo de jogo que promete muito quando você o vê pela primeira vez. Descendente do WarCraft, é um jogo no molde clássico da estratégia em tempo real. Recolha minerais, construa edifícios, gere unidades de combate, arrase o inimigo. Graficamente, nenhuma novidade -3D falso com perspectiva isométrica (também conhecido como "2D e meio") ao estilo de SimCity e Civilization.

"Qual é o segredo de StarCraft?", você perguntará, depois do primeiro fim de semana ensolarado que passar desapercebido depois que a fita da secretária eletrônica lotar de convites não-respondidos de membros do sexo oposto, enquanto você chacina aliens, alheio a tudo. Por que o vício? Por que a legião de fãs?Jogabilidade é a resposta.

Essa característica elusiva no mundo dos games, cuja definição de dicionário muito bem poderia ser "a capacidade de viciar" ou "o quanto um jogo é legal", é o segredo. StarCraft está exatamente no meio do caminho entre Civilization, onde você tem um mapa-múndi inteiro pra conquistar e além do combate tem que lidar com impostos, cidadãos insatisfeitos e máfias da propina; e Myth, onde você tem apenas um grupo de soldados e todo o sentimento do mundo.

A administração em StarCraft é importante - os recursos são escassos e você tem que escolher entre construir prédios, pesquisar novas tecnologias ou aumentar o seu exército -mas não chega a atrapalhar o combate; na verdade, passa a ser uma parte da estratégia. Fortificar mais a base ou ir logo pro pau? Atacar com muitas unidades baratas ou poucas unidades caras mas eficientes? Atacar agora ou esperar o desenvolvimento de armas melhores? Os tipos de unidades são muitos: terrestres, aéreos, com capacidades de ataque terra-terra, ar-terra, terra-ar, ar-ar.

Você pode escolher entre aperfeiçoar os tiros ou a blindagem de cada tipo, ou adicionar os mais absurdos opcionais -invisibilidade, munição paralisante, possibilidade de se esconder embaixo da terra, a lista é infindável. Todas as possibilidades foram muito bem pensadas para que o conjunto fique sempre equilibrado. Se há invisibilidade, há também detecção. Se o seu tanque tem um canhão potente, por outro lado perde em mobilidade e cadência de tiro. Tem uma bola que o seu soldado pode tomar pra ganhar força, mas aí perde saúde.

Há sempre um ponto fraco a ser explorado taticamente. Além disso, você encarna três raças: Terranos, Zergs e Protoss. Elas são suficientemente iguais entre si para que você não tenha que aprender tudo do zero, e suficientemente diferentes para que seja preciso uma estratégia diferente para cada uma delas. Os terranos são muito adaptáveis -suas estruturas podem ser construídas em qualquer canto e podem mudar de lugar; suas unidades podem ser consertadas rapidamente.

Os Zergs são mais fracos, mas mais resistentes -suas unidades eclodem em grandes quantidades e saram sozinhas após um combate, mas as suas estruturas só podem ser construídas em cima de uma meleca que você precisa preparar previamente. Os Protoss são os mais poderosos, mas também os mais rígidos - suas unidades têm grande poder de ataque mas custam muito caro e não podem ser consertadas; suas estruturas dependem de um esquema de fornecimento de energia.

Vamos construir juntos

Vai chegar uma hora em que jogar contra o computador vai encher o saco; aí então, nada melhor que chamar um adversário humano pro pau. O esquema de jogo em rede é muito bom: com apenas um CD até oito pessoas podem jogar. Suporta rede local, combate via Internet através do battle.net - com ranking, cliente de IRC embutido para antes e depois do jogo, chat durante o jogo, enfim, tudo a que tem direito. Uma opção bem legal é jogar modem-a-modem, só duas pessoas, mas em compensação evitando a lerdeza da Internet nacional.

Além disso, o site da Blizzard é referência obrigatória para quem quer se dedicar ao StarCraft. Esqueça o manual: no site você tem uma enciclopédia detalhada com todos os tipos de unidades e tecnologias e dicas específicas de estratégia, além dos tradicionais FAQs, notícias etc.

Tom B.

volta

 

vai

Índice de Matérias

Volta para a capa