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Myth II
Homens musculosos envergando tangas de pele. Vilas em chamas.
Flechas incendiárias riscando o céu enegrecido pela fumaça. Anões guerreiros.
Legiões de zumbis. O cheiro de corpos em decomposição pela manhã... Bem-vindo
ao mundo de Myth II! Estratégia em tempo real à categoria em que
Myth II se encaixa -significa que você não controla um carinha, mas sim
grupos, selecionando com o mouse e emitindo ordens: arqueiros protegendo
a ponte, anões na colina, o mago na retaguarda e por aí afora.
Quando o pau come, você não tem muito controle individual,
mas precisa prestar atenção nas formações e fazer correções em estratégia
e posicionamento -coisas do tipo "ei, este guerreiro está sozinho
e tomando um couro; melhor mandar uma galera ajudá-lo" ou "lá
vai o anão fazer merda de novo e explodir o meu exército (eles adoram
fazer isso); é preciso mandá-lo pro outro lado". Ao contrário dos
demais jogos do tipo, o Myth II deixa de lado a parte logística -coisas
do tipo mineração, construção de prédios e formação de novas unidades;
ou seja, você precisa se virar com o exército que ganha no início da fase
(mais eventuais reforços que pintam de vez em quando).
Aqueles que sobrevivem acompanham você na próxima; portanto,
pense duas vezes antes de mandar caras experientes pra roubada indiscriminadamente.
As unidades são as velhas conhecidas da primeira versão, com algumas novidades
divertidas: os arqueiros agora podem atirar flechas incendiárias, há anões
armados com morteiros, soldados com armadura resistente às flechadas e
um mago que atira impressionantes bolas de fogo. Evidentemente, o lado
do Mal também tem algumas surpresas desagradáveis, mas jogue você para
saber...
Visual perfeito
Graficamente não houve muita evolução, o que não chega
a ser um problema -o original já era show. A mistura de 3D (para o chão
e as estruturas maiores) com sprites 2D (para coisas como personagens,
árvores e bichos) dá um efeito muito realista. Na versão 2 há mais efeitos
de altura, ambientes internos e detalhes bacanas como bichos na floresta,
fogo que se alastra, neblinas, cachoeiras, tempestades... Assim como no
Myth original, depois de uma batalha o chão permanece chamuscado, ensangŸentado
e salpicado de pedaços de cadáveres - que satisfação! Mas, se você teme
que esse tipo de coisa transforme seus pimpolhos em psicopatas, há sempre
a politicamente correta opção "sem sangue".
A interface continua difícil, mas é o tipo de coisa que
vale a pena aprender. A nova palete ajuda bastante: agora dá pra controlar
praticamente tudo pelo mouse. Você presta menos atenção no teclado e mais
na tela. Movimentar a câmera de um modo eficiente continua sendo uma das
chaves para uma boa batalha; e não subestime a importância de agrupar
suas unidades em presets -para não ter que perder tempo tentando selecionar
um anão correndo entre as árvores enquanto o pau come solto. A parte de
jogo em rede é bem feita e tem tudo o que se esperaria. O mais bacana
é o pega-pra-capar pela Internet: um site servidor (www.bungie.net)
tem suporte a times, ranking e chat durante o jogo. Você começa como soldado
raso, com um ícone de espadinha, e vai subindo de posto! Há também a possibilidade
de jogar IP-a-IP direto: basta antes mandar o seu IP pro adversário pelo
ICQ ou email (use o freeware MyIPAddress para achar o seu IP certinho)
e boa pancadaria! Quando esse tema de fantasia medieval finalmente encher
o saco, dê uma checada nos editores de terreno e unidades, que no fim
das contas são a maior novidade desta versão.
Não são fáceis de usar, mas o controle que oferecem é completo.
Já existem por aí Myths II adaptados para a Segunda Guerra Mundial, para
o Velho Oeste e até mesmo para o universo Marathon! E, pra fechar com
chave de ouro, esta versão está totalmente traduzida pro português. Não
é indispensável, mas entender a história aumenta bastante o prazer do
jogo. Embora a qualidade da tradução e das locuções seja bem boa, ainda
fica aquela sensação de novela mexicana do SBT. O que não é necessariamente
mau -boas risadas garantidas!
Tom B.
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