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Flacon 4.0
O Falcon 4.0 é, sem dúvida, o lançamento mais esperado
dos últimos anos no campo dos simuladores de vôo. Sua primeira versão
foi lançada há mais de dez anos e desde então não houve mais atualizações
para o Macintosh. Para os macmaníacos fãs da aviação só restaram o F/A-18
Hornet e o A-10, os quais cumpriram muito bem seu papel como jogos de
simulação. Mas estava faltando algo realmente bom para o Mac.
Muitos "pilotos" já estavam quase desertando
para o lado inimigo, depois de verem tantos jogos fantásticos sendo lançados
para PC, com tecnologias mais novas. Mas a vingança chegou e não temos
mais nada a reclamar.
Exuberância envolvente
O Falcon 4.0 é daqueles jogos que você começa a babar
logo que vê a embalagem. Mas a empolgação não fica só nas belas fotos
da caixa; além de bonito, ele é muito bom, um excelente simulador de vôo.
Abrindo a caixa, você encontra um mapa completo da península coreana (as
missões se passam nesse palco) e um manual gigante (bate fácil o do Photoshop)
com informações detalhadas sobre o avião, os armamentos, a teoria do vôo
e a simulação em si. Obviamente, é um jogo para poucos. Nem todo mundo
gosta de jogos desse tipo, pelo seu grau elevado de dificuldade de controle
e de compreensão. Mas para quem gosta de simuladores de vôo, esse é um
prato cheíssimo.
A simulação acontece em cima do mais popular avião de caça
dos nossos tempos, o norte-americano F-16 Fighting Falcon, um caça monomotor
extremamente ágil, de fácil pilotagem e de grande capacidade de armamento.
A ação se passa entre a Coréia do Sul e a do Norte, quando esta última
ultrapassa as fronteiras de seu país e põe o mundo em alerta. As missões
variam entre dar apoio aéreo para aviões de ataque A-10, interceptação
de bombardeiros e aviões de carga e bombardeios a alvos estratégicos.
Na área da simulação, o jogo beira a perfeição.
A ambientação, o cenário e o som são magníficos. As imagens
são belíssimas, com vários detalhes realísticos do solo, do céu e do avião
com todos os brilhos, reflexos e cores que o mundo real oferece. Como
todo bom simulador, existem milhares de comandos no teclado, displays
do avião e técnicas para aproveitar o máximo do jogo. Você pode falar
com pilotos do seu esquadrão, com a sua base, ou solicitar dados para
os aviões de vigilância e reconhecimento. Você pode inclusive reabastecer
no ar (o que não é muito fácil). Mas não se preocupe: o manual explica
tudo direitinho. O jogo também tem um banco de dados muito completo, com
informações sobre todos os armamentos. Na área técnica, o jogo é exigente.
Você não precisa necessariamente de uma placa gráfica,
mas é obrigatório o uso de pelo menos um joystick para manobrar o avião.
Sem ele, não é possível jogar. Segure o manche! O jogo funcionou muito
bem em um iMac e rodou esplendidamente em um G3/400, mas também funcionaria
em um Mac com processador 603 de 200MHz (ou seja, alguns Performas e Power
Macs não-G3 mais novos). O ideal é ter manche e pedais para o controle,
um G3 com placa gráfica (ATI Rage ou 3Dfx) e bastante memória. Existe
a opção de jogo em rede com outros oponentes (um máximo de 15 jogadores)
em várias missões e em várias situações. Resumindo, o Falcon 4.0 é o melhor
simulador de vôo que já apareceu na tela de um Macintosh, tanto do ponto
de vista profissional como do ponto de vista da diversão. É bem dinâmico,
rápido e belo. Seu único ponto negativo é a necessidade de um joystick,
o que de certa forma faz bastante sentido se você lembrar que ninguém
controla um avião com um teclado.
Douglas Fernandes
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