Flacon 4.0

O Falcon 4.0 é, sem dúvida, o lançamento mais esperado dos últimos anos no campo dos simuladores de vôo. Sua primeira versão foi lançada há mais de dez anos e desde então não houve mais atualizações para o Macintosh. Para os macmaníacos fãs da aviação só restaram o F/A-18 Hornet e o A-10, os quais cumpriram muito bem seu papel como jogos de simulação. Mas estava faltando algo realmente bom para o Mac.

Muitos "pilotos" já estavam quase desertando para o lado inimigo, depois de verem tantos jogos fantásticos sendo lançados para PC, com tecnologias mais novas. Mas a vingança chegou e não temos mais nada a reclamar.

Exuberância envolvente

O Falcon 4.0 é daqueles jogos que você começa a babar logo que vê a embalagem. Mas a empolgação não fica só nas belas fotos da caixa; além de bonito, ele é muito bom, um excelente simulador de vôo. Abrindo a caixa, você encontra um mapa completo da península coreana (as missões se passam nesse palco) e um manual gigante (bate fácil o do Photoshop) com informações detalhadas sobre o avião, os armamentos, a teoria do vôo e a simulação em si. Obviamente, é um jogo para poucos. Nem todo mundo gosta de jogos desse tipo, pelo seu grau elevado de dificuldade de controle e de compreensão. Mas para quem gosta de simuladores de vôo, esse é um prato cheíssimo.

A simulação acontece em cima do mais popular avião de caça dos nossos tempos, o norte-americano F-16 Fighting Falcon, um caça monomotor extremamente ágil, de fácil pilotagem e de grande capacidade de armamento. A ação se passa entre a Coréia do Sul e a do Norte, quando esta última ultrapassa as fronteiras de seu país e põe o mundo em alerta. As missões variam entre dar apoio aéreo para aviões de ataque A-10, interceptação de bombardeiros e aviões de carga e bombardeios a alvos estratégicos. Na área da simulação, o jogo beira a perfeição.

A ambientação, o cenário e o som são magníficos. As imagens são belíssimas, com vários detalhes realísticos do solo, do céu e do avião com todos os brilhos, reflexos e cores que o mundo real oferece. Como todo bom simulador, existem milhares de comandos no teclado, displays do avião e técnicas para aproveitar o máximo do jogo. Você pode falar com pilotos do seu esquadrão, com a sua base, ou solicitar dados para os aviões de vigilância e reconhecimento. Você pode inclusive reabastecer no ar (o que não é muito fácil). Mas não se preocupe: o manual explica tudo direitinho. O jogo também tem um banco de dados muito completo, com informações sobre todos os armamentos. Na área técnica, o jogo é exigente.

Você não precisa necessariamente de uma placa gráfica, mas é obrigatório o uso de pelo menos um joystick para manobrar o avião. Sem ele, não é possível jogar. Segure o manche! O jogo funcionou muito bem em um iMac e rodou esplendidamente em um G3/400, mas também funcionaria em um Mac com processador 603 de 200MHz (ou seja, alguns Performas e Power Macs não-G3 mais novos). O ideal é ter manche e pedais para o controle, um G3 com placa gráfica (ATI Rage ou 3Dfx) e bastante memória. Existe a opção de jogo em rede com outros oponentes (um máximo de 15 jogadores) em várias missões e em várias situações. Resumindo, o Falcon 4.0 é o melhor simulador de vôo que já apareceu na tela de um Macintosh, tanto do ponto de vista profissional como do ponto de vista da diversão. É bem dinâmico, rápido e belo. Seu único ponto negativo é a necessidade de um joystick, o que de certa forma faz bastante sentido se você lembrar que ninguém controla um avião com um teclado.

Douglas Fernandes

volta

 

vai

Índice de Matérias

Volta para a capa