Future Cop

Future Cop: L.A.P.D. marca a volta da Electronic Arts ao mundo dos Macs, depois de quatro anos de boicote. Não é uma volta triunfal, mas também não faz feio. A idéia do jogo é a mais americanóide possível: você é um membro do departamento de polícia de Los Angeles (L.A.P.D.), em algum momento no futuro, e controla o X1-A -um veículo parecido com o robô-vilão do filme Robocop -que anda, voa e é superarmado.

Sua missão é acabar com as gangues que tomaram conta das ruas da cidade, matando e destruindo tudo que aparecer na frente. Poético, não? O Future Cop, que tem manual em português, traz dois modos de jogo: Crime War (Guerra ao Crime), onde o jogador escolhe entre oito áreas de Los Angeles tomadas pelo crime, e Precinct Assault (Ataque à Delegacia), um batalha entre dois jogadores contra o Sky Captain, controlado pelo computador ou por um amigo. A partida entre duas pessoas pode ser jogada via rede (Internet, LAN ou modem) ou no mesmo Mac, com a tela dividida ao meio.

No começo de cada jogo, você pode escolher entre três tipos de armas que vai carregar -metralhadora, mísseis e bombas -, um ou dois jogadores, dificuldade e modo Crime War ou Precinct Assault.

Comandos simples

A interface de Future Cop é bastante simples e pode ser controlada por mouse (não muito recomendável), teclado ou gamepad. Felizmente, não há muitos botões para apertar, o que torna o jogo bem intuitivo. No modo Crime War, encontram-se na tela as informações sobre seu nível de vida, quantidade de munição e uma espécie de sonar que indica a presença dos inimigos, que são homens armados, naves, veículos sobre rodas e dispositivos automáticos que atiram em você. Também é possível acessar um mapa que mostra as parte de Los Angeles em que você conseguiu eliminar o crime.

O X1-A é um transformer. Enquanto está no modo andante, é possível até economizar munição atropelando alguns inimigos. Já o modo hovercraft flutua suavemente sobre o chão, mas não tem a capacidade de sair voando atrás das naves. O modo Precinct Assault parece um "caça à bandeira". Você defende seu forte e fabrica tanques e naves para ajudar a combater o ataque inimigo. Ao longo da partida, será necessário controlar postos e armas do inimigo que protegem vária áreas.

A medida que isso acontece, você vai ganhando créditos para produzir mais tanques e naves. No começo, o modo é bem interessante, mas pode ficar um pouco entediante com o passar do tempo. Um dos aspectos mais negativos de Future Cop é o fato de não ser possível salvar a partida até que se mude de nível, sendo que cada um dos níveis pode ser bastante demorado. Se você morrer, tem que começar tudo de novo. Em compensação, a arte e as animações são bem legais. A máquina mínima recomendada é um Mac com processador PowerPC 604e de 180 MHz, mas sugerimos algo como um 8500/250 ou superior. Há ainda várias surpresas e características só presentes na versão Mac de Future Cop, incluindo Easter Eggs e filmes humorísticos. Selecionando About FutureCop, não são apresentados apenas os créditos, mas também animações engraçadas do X1-A. Ao sair do programa, é possível escutar uma mensagem que diz o seguinte:"Sky Captain não sabe se você está jogando este jogo num Mac. Todos os macmaníacos devem mandar seus cartões de registro para que possamos fazer mais grandes jogos para Mac!". Um toque legal para que o usuário mostre seu apoio à Electronic Arts. Não há muito o que reclamar do Future Cop. É um jogo violento, muito violento, e não é recomendável para crianças de pouca idade. Também não é nada educativo -aliás, mostra uma visão extremamente pessimista do futuro de Los Angeles -, mas proporciona horas de diversão. E ninguém pode alegar que ele é perigoso por apresentar situações muito semelhantes à realidade. Ao menos por enquanto.

Márcio Nigro

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