Não espere nada tão revolucionário assim... os temas desse verão foram atualizados, mas já são conhecidos de quem vem acompanhando a moda nos últimos desfiles e estações. Se por um lado a moda masculina está mais esportiva e utilitária, em outro segmento, ela se encontra mais sofisticada, com certa dose de androginia. Descubra o que usar:
› Calças e bermudas
› Camisas e camisetas
› Sungas e bermudas para a praia
› As principais tendências
A inspiração para as passarelas internacionais veio do estilo inglês. As coleções mostraram duas épocas diferentes deste tema, explorando toda sua extravagância. Primeiro, o Mod saído dos anos 60. Cabelinho caído no rosto, uma cara mais vintage, ou seja, prato cheio para o homem que curte moda e sabe se produzir. Ponto para a gravatinha bem estreita, calça justa, como os Beatles, exatamente quando surgiram e revolucionaram o mundo.
A segunda época foi trazida pela grife Prada. Ela vai mais fundo com um homem esnobe, mais anos 50, muito refinado. O dandy é um personagem romântico, porém, moderno e urbano com seus coletes em tecidos adamascados, calças também justas, num ambiente muito sofisticado, que se rompe com a displicência do roqueiro inglês nas décadas mais atuais. Dior entra com a atitude e com a irreverência contrastando com as padronagens tradicionalmente masculinas. Tudo mais justo, próximo ao corpo. Jean Paul Gaultier mistura o dark com a androginia. Marc Jacobs elimina os excessos da produção, mantendo apenas o guarda-roupa para qualquer tipo físico, especialmente para quem não gosta de arriscar.
Maria Helena Lodi