Os lustres andavam meio esquecidos há uns 4 anos, quando só se falava em spot. Como o lustre é uma das peças chaves da iluminação, é importante escolhê-lo com bastante cuidado. Uma boa dica são as luminárias antigas: elas ficam ótimas para os mais variados estilos de decoração e ainda têm a vantagem de continuar a ter valor de mercado daqui a 20 anos, enquanto um modelo novo apenas fica velho.Hoje em dia, os lustres antigos podem ser usados nos mais variados estilos de de decoração. O segredo é o sentido de proporção. Um lustre gigantesco em um pé direito de 2,80 (baixo) fica esquisito.
Se o objetivo for um ambiente clean, então o lustre deve ser o único objeto antigo do ambiente, enquanto um ambiente clássico comporta muito mais antiguidades.
Na hora de colocá-lo no ambiente, não exite se quiser apostar na modernidade e no clássico juntos. A tendência, hoje, combina os dois opostos: de um lado uma tela de plasma, a tecnologia de ponta e de outro um objeto do século XIX, por exemplo. Qualquer um pode fazer essa combinação, a regra básica é o bom senso. Uma ou duas peças antigas importantes são ideais para combinar com o resto do ambiente, mais leve.