Um tipo de lustre que foi muito comentado na Casa Cor2003 foram os lustres antigos em cristal Baccarat. Eles são clássicos e ganham destaque no centro do ambiente.
A decoradora Neza César, por exemplo, optou por um modelo tradicional de 1890, que foi da família Matarazzo no começo do século passado. Ele tem mais de 1 metro de largura e altura. Brunete Fraccaroli também escolheu um modelo de cristal Baccarat, mas com detalhes em bronze. Também Baccarat século XIX é o lustre do espaço da Isabella Giobbi, que pertenceu ao Barão de Iguape, um dos homens mais ricos de São Paulo no fim do século retrasado.
Outra dica interessante é a combinação de várias luminárias francesas do século XIX, que são menores, mas não menos belas. A decoradora Bya Barros combinou várias cores, como luminária azul, gravada a ácido, com outra pintada com arabescos...
Para compor o estilo chinês, o Sig Bergamin escolheu luminárias St. Louis, que pertenceram aos imperadores da China no século XIX. E você, com qual estilo ficaria?