Para responder a essa pergunta, você deve fazer uma boa reflexão, de preferência, com uma boa antecedência, levando em conta tanto os processos quanto os custos envolvidos em cada uma das opções. Encomendar um vestido requer mais tempo disponível para as freqüentes provas, além de custar mais caro.
Além disso, quem quer ter um vestido exclusivo deve ter critério ao escolher o estilista e a equipe que o fará. Se não conhece muita gente no mundo da moda, peça dicas para amigas já casadas ou que estejam antenadas com as tendências. Mas cuidado: não contrarie seu estilo pessoal, pois o resultado pode não ser o esperado, mesmo que o vestido seja lindo.
O valor afetivo do vestido de casamento é outro ponto que pode pesar na hora de optar pela confecção. Ter para o resto da vida uma peça que marcou tanto a sua vida pode ser uma idéia charmosa.
Para quem tem pouco tempo ou dinheiro, o aluguel é o ideal. Faça uma pesquisa entre as empresas que oferecem esse tipo de serviço, levando em conta não só o vestido, mas também os outros serviços agregados, como possíveis consertos e aluguel de roupas para madrinhas e damas-de-honra.
Muitas empresas que alugam roupas também trabalham com uma forma alternativa, o "primeiro aluguel", em que a noiva escolhe o modelo que lhe convém e o usa no dia de seu casamento. Depois disso, ele fica à disposição de outras noivas para aluguel.
Redação Terra/Terra Espanha